O avanço galopante do desemprego, os milhares de trabalhadores com salários em atraso, o ataque aos mais elementares direitos, o agravamento da precariedade e a quebra das remunerações, a maioria das vezes sem qualquer relação directa com a dita crise, são o aproveitamento do clima instalado e consequência directa das políticas que têm sido seguidas.

É disso exemplo o despedimento de 152 trabalhadores, na Amoníaco de Portugal, que pese embora tenha beneficiado de apoios do Estado e lucrado vários milhões de euros, não teve em conta os postos de trabalho nem a importância da empresa para a economia e a produção nacional.

A mudança de atitude das administrações da REFER e da CP que face à anunciada luta dos trabalhadores do sector ferroviário, se apressaram a fazer uma nova proposta de revisão salarial, é mais um exemplo do resultado da afirmação de firmeza e disponibilidade para a luta dos trabalhadores.

O assalto aos bens públicos, pelos grandes especuladores e a obtenção de benesses pelos mesmos, com a entrega de importantes empresas ao sector privado, tem sido uma afronta e um insulto para os trabalhadores, principais vítimas das políticas que têm conduzido ao definhamento do sector produtivo e ao desvio de disponibilidades financeiras para a especulação bolsista e para o enriquecimento de alguns, que, contrariando o que sempre afirmaram, são agora os primeiros na pedincha ao Estado.

Apesar da tentativa, não conseguida, de que os trabalhadores interiorizem a crise, aceitando-a com desânimo e resignação, a intervenção e a luta dos trabalhadores serão determinantes na busca de saídas para a actual situação e para a obtenção de respostas efectivas nos planos laboral, social, económico e político.

Neste contexto geral, a CGTP-IN, reconhecendo a necessidade e a possibilidade de uma mudança de políticas económicas e socais, sob o lema "Mudar de rumo, mais emprego, salários e direitos", convocou uma jornada de luta convergente, em Lisboa, para o próximo dia 13 de Março.

A Comissão Concelhia do Barreiro do Partido Comunista Português, saudando todos os trabalhadores em luta, incentiva-os para que reforcem e dinamizem um amplo e crescente movimento de luta pela ruptura com esta política e pela afirmação de uma política alternativa de esquerda, manifesta o seu inequívoco apoio à iniciativa da CGTP-IN e apela a todos os militantes e, em geral, aos trabalhadores e à população do Barreiro, para que se mobilizem e participem na jornada de luta convergente do dia 13 de Março, em Lisboa, contribuindo decididamente para o seu êxito.

A Comissão Concelhia do Barreiro do PCP