A iniciativa contou com a intervenção de Valdemar Santos, da Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP, e a leitura do poema "Canção de um pé descalço", da autoria de um popular que ficou conhecido como o "Anónimo da Rotunda", a cargo de Dolores Matos, animadora cultural e actriz de teatro.

"A revolução de 5 de Outubro de 1910 constitui um importante marco na longa caminhada do Povo português pela sua libertação", afirma-se na Exposição, ao que se acrescenta: "Não obstante os seus limites de classe a revolução de 1910 permanecerá na memória do Povo português como acto de libertação e a data de 5 de Outubro transformou-se em bandeira da Liberdade, empunhada em importantes jornadas de luta durante a longa noite fascista, inseridas na torrente que abriu caminho à Revolução de Abril, que finalmente cumpriu objectivos libertadores que a revolução republicana não soube ou não pôde cumprir."

A fundação do PCP e momentos essenciais da sua história não podiam deixar de ser focados, assim como a actual situação política