José Carlos, exemplo de revolucionário permanente

Realizou-se no passado dia 7 de novembro, dia do aniversário da Revolução de Outubro, uma sessão sobre o Centenário do nascimento do Camarada José Carlos. Na Galeria Municipal do Montijo, estiveram presentes as filhas de José Carlos, Anabela Carlos e Odete Carlos, assim como o Camarada Pedro Guerreiro do Secretariado do CC do PCP.

Na sua intervenção inicial Pedro Guerreiro recordou quem foi o Camarada José Carlos, no envolvimento na fuga de Peniche com outros camaradas entre eles Álvaro Cunhal, no seu percurso de revolucionário e resistente antifascista, desde o seu local de nascimento, Santiago do Cacém, nas suas tarefas de organização em Setúbal, Montijo, Almada, Seixal e depois Alto e Baixo Alentejo.

Preso pela primeira vez em 1957 em Salvada-Beja quando ia fazer uma reunião com trabalhadores, é condenado a 7 anos de prisão. Depois da evasão de Peniche é novamente preso em 1963 e condenado a 17 anos de prisão, tendo cumprido 11 anos e meio. Libertado por motivos de saúde e pela imensa expressão de solidariedade de seus camaradas. No 25 de Abril tinha tarefas na Organização Regional do Norte, voltando a Setúbal em 1980, sendo responsável pelos Concelhos de Montijo e Alcochete.

Na referida Sessão, vários camaradas manifestaram o grande orgulho em terem trabalhado com José Carlos:

“Grande Homem, grande força, enorme convicção política”;

“Temos de falar com todos, em primeiro lugar estão os operários, mas também temos de falar com os patrões burgueses para lhes fazer ver que sem os operários a riqueza deles estará em risco”;

“Um grande pai, grande amigo, compreendeu sempre todos, desde os mais velhos aos jovens irreverentes”;

“Tive de ir para fora de Portugal, estive pouco tempo com o meu pai, mas quando recebi uma carta dele que dizia: Filha, se eu cair pelo caminho, tens de continuar a nossa luta, voltei assim que pude para Portugal para continuar a luta do herói que foi o meu pai”.

José Carlos manteve-se sempre fiel ao seu Partido, aos Trabalhadores e ao Povo, por defender sempre o ideal comunista, José Carlos foi um verdadeiro revolucionário! O seu exemplo de vida será sempre inspiração para continuar a nossa luta. A luta continuará!