PCP visita Escola Básica Barbosa du Bocage, em Setúbal

A 9 de Outubro, a deputada do PCP Paula Santos visitou a escola Básica Barbosa du Bocage dando continuidade à acção de contacto no âmbito do Roteiro das escolas do PCP.

A delegação do PCP foi recebida pelo director do agrupamento, Carlos Caetano, bem como o seu sub- director, Joaquim Piedade. Foi com agrado que se pode constatar uma equipa coesa, dedicada e focada nos alunos, preocupada com a equidade e as respostas a apresentar num quadro de pandemia.

Este estabelecimento dispõe de instalações antigas, construídas segundo um modelo nórdico que dificilmente se adapta ao clima no nosso país. Devido ao passar do tempo outros problemas surgiram como rupturas de canalização frequentes e sistema eléctrico vetusto.

No entanto a equipa sublinhou que os problemas maiores residem na falta de meios para dar resposta a questões de fundo como o auxílio das crianças em determinadas áreas como as línguas e as TIC.

A pandemia veio evidenciar as desigualdades já presentes que foram ainda mais vincadas pelas dificuldades de acesso aos meios de informação impostos pelo governo. O Director salientou ainda a boa cooperação com a CDU, na autarquia de Setúbal, que tem vindo a promover reuniões com todos os directores para partilha de boas práticas e resolução de problemas do foro municipal.

Perante esta realidade o PCP já questionou o Governo PS na Assembleia da República e exigiu, mais uma vez, o aumento financiamento para Escola Pública, considerando que esse é o caminho para resolver problemas como, as obras de requalificação das instalações; a colocação do pessoal necessário, em particular para acompanhar as crianças com necessidades educativas especiais (NEE); e a colocação de professores e concretização de medidas que valorizem profissão.