Roteiro da Educação do PCP na Amora

No passado dia 26 de Outubro, o PCP visitou as escolas Básica Paulo da Gama e Secundária da Amora, no concelho do Seixal. A delegação do PCP contou com a participação da deputada à Assembleia da República, Paula Santos. Esta iniciativa, inserida no Roteiro da Educação, tem particular importância para a intervenção do PCP. Neste sentido destacamos algumas das questões que precisam de resolução urgente:

- O reforço do investimento na Acção Social Escolar;

- A contratação de auxiliares de educação, com vínculo efectivo, que dêem resposta às necessidades das escolas;

- A contratação de mais professores de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Inglês, Educação Visual e História;

- Melhoria do Parque Escolar através da realização de obras prioritárias que resolvam os problemas de esgotos, quadro eléctrico e cozinha;

- A valorização dos professores através da total contabilização do tempo de serviço e da eliminação de todos os critérios da norma-travão que não permitem ingressar na carreira apesar de muitos destes docentes terem funções permanentes há mais de 20 anos;

- Concretização de políticas que contribuam para uma melhor integração dos estudantes imigrantes;

- A aquisição de materiais como projectores e livros para a biblioteca.v O PCP reafirmou o seu compromisso de intervir e lutar, afirmando estas propostas para a resolução dos problemas das escolas, em defesa da Educação Pública, Gratuita, de Qualidade e Democrática, para todos.

O Gabinete de Imprensa da DORS do PCP