Roteiro da Educação do PCP na Península de Setúbal

Face à situação do início do ano lectivo 2020/2021, o PCP iniciou o Roteiro da Educação. Uma iniciativa que decorrerá em todo o país, durante o mês de Outubro, e terá expressão também na Península de Setúbal com as seguintes acções:

9/10, 6ªFeira, às 15H30, na EB Barbosa du Bocage, em Setúbal;

12/10, 2ª Feira, às 14H30, na EB Rogério Ribeiro, em Almada;

19/10, 2'feira, às 14h30, no AE da Quinta do Conde, em Sesimbra;

23/10, 6ª Feira, às 15h30 na EB El- Rei D. Manuel I, em Alcochete;

26/10, 2ªFeira, às 14h30 na EB 2, 3 Paulo da Gama, no Seixal.

O objectivo deste Roteiro é aprofundar o conhecimento e o diálogo, com as escolas e a comunidade educativa, reflectindo as condições em que estão a decorrer as aulas, procurando identificar problemas e construir propostas para os solucionar.

O PCP avança para esta iniciativa certo de que o ensino presencial é de extrema importância e deve continuar a ser consolidado através de medidas que garantam a saúde dos estudantes, dos profissionais de educação e das suas famílias, e permitam uma saudável aprendizagem e vivência na escola através da contratação de mais auxiliares de acção educativa, professores, assistentes técnicos, técnicos especializados e psicólogos.

O PCP destaca ainda algumas das medidas que propõe como a distribuição gratuita de manuais escolares, novos, a todos os alunos do 1º ciclo a partir deste ano lectivo; a redução do número de alunos por turma; o combate à precariedade através da vinculação de todos os trabalhadores que suprem necessidades permanentes; a contabilização do tempo de serviço dos professores; o reforço da Acção Social Escolar; entre outras. A política alternativa, patriótica e de esquerda que o País exige e o PCP propõe reclama o reforço da Escola Pública, só possível com a ruptura com a política de direita.

O Gabinete de Imprensa da DORS do PCP