Pela construção de uma EB23 com ensino Secundário em Fernão Ferro

O PCP saúda todos os moradores, pais e Encarregados de Educação da Freguesia de Fernão Ferro que através do Abaixo-Assinado, hoje, entregue na Assembleia da República, subscrito por 4370 pessoas, reivindicam ao Governo a construção de uma escola de 2º e 3º Ciclo e do Ensino Secundário na Freguesia de Fernão Ferro. Podem contar com a ação e intervenção do PCP nesta Luta pela dotação daquele território educativo do Concelho do Seixal de equipamentos que garantam o acesso de todos à escola pública, direito conquistado pela Revolução de Abril.

Na Freguesia de Fernão Ferro tem-se assistido ao desrespeito pelo princípio constitucional, que determina o Estado como promotor da democratização da educação e demais condições, para que a educação contribua para a igualdade de oportunidades.

Atualmente, este princípio está a ser colocado em causa, considerando que os encarregados de educação dos alunos que frequentam as 3 escolas básicas da freguesia, são obrigados a procurar oferta educativa fora dela, ou até mesmo, no concelho vizinho, face à inexistência de uma escola de 2º e 3º Ciclo e do Ensino Secundário neste território.

A existência apenas da Escola Básica Dr. Carlos Ribeiro, sede do Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades, que abrange as escolas da Freguesia de Fernão Ferro, a qual se localiza na União de Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, com 10 turmas a mais relativamente à capacidade da escola, de acordo com a sua tipologia, é assim insuficiente, para garantir os interesses dos munícipes destas áreas de residência.

Perante tal situação, a construção de uma nova escola de 2º e 3º ciclo e do Ensino Secundário, na freguesia de Fernão Ferro é de todo necessária, pois viria suprimir as dificuldades existentes e capacitar o concelho com estas infraestruturas escolares para poder acolher os alunos destes graus de ensino.