EB José Afonso encerrada por falta de funcionários

Mais uma vez o concelho do Seixal viu uma das suas escolas encerradas. Depois do encerramento da Escola Básica da Quinta da Courela, em Aldeia de Paio Pires, no início deste mês por falta de auxiliares, foi agora a vez da Escola Básica José Afonso, em Miratejo, Corroios, não abrir as portas por falta de funcionários, deixando 100 crianças sem escola.

O número de auxiliares em falta nas escolas públicas é neste momento elevado, pelo que, é possível que no concelho outras escolas, possam encerrar por falta de pessoal , pois o número de auxiliares em falta verifica-se em todos os agrupamentos.

Há muito o PCP vem alertando os sucessivos governos para a falta de pessoal não docente nas escolas e a bater-se pela resolução deste grave problema laboral que além de obrigar a uma desumana sobrecarga de trabalho, em diversos casos vínculos precários e baixos salários, aos quadros de funcionários existente nas escolas, põe em causa o normal funcionamento das escolas e o nível de educação prestado.

Esta situação não pode continuar é urgente uma intervenção imediata por parte do Governo, de forma a garantir que existem trabalhadores em número suficiente para responder às necessidades específicas de cada escola, à segurança das crianças e ao normal funcionamento da escola pública.

Assim a concelhia do Seixal do PCP manifesta total solidariedade para com os trabalhadores das escolas, os encarregados de educação, os alunos e tudo fará para exigir do governo medidas urgentes que efetivem a contratação dos trabalhadores necessários para todas as escolas com pessoal em falta, tal como aconteceu já nesta legislatura com a entrega por parte do Grupo Parlamentar, da recomendação ao governo “ para a contratação imediata de todos os auxiliares de ação educativa e assistentes administrativos necessários ao regular funcionamento da Escola Pública”