Por mais e melhores transportes públicos!

A afirmação da Fertagus que o cliente e o seu conforto são a sua prioridade, afinal é um mito. Ao primeiro aumento significativo da procura e do número de utentes a Fertagus aponta como medida o retirar assentos, pondo dessa forma em causa o direito ao conforto nas suas deslocações. Aquilo que exigimos é que circulem mais comboios ou composições nas horas de ponta de modo a não ficarem utentes nas estações e que muitos venham de pé e todos como sardinha em lata.

Outro dos aspectos que coloca em causa este mito é a situação que se verifica com as escadas rolantes que só funcionam a determinados períodos do dia durante a semana. Tem de estar sempre em funcionamento garantido desse modo o direito a mobilidade a todos os utentes e em todos os dias e Horários!

Nunca é demais relembrar, que o investimento para este serviço foi todo público, que esta Parceria Público Privada já recebeu mais de 180 milhões de euros. Que não paga à cinco anos a taxa de utilização da rede, ao contrário da CP e dos outros operadores ferroviários. Que cobra um valor exorbitante pelo estacionamento em parque que foram construídos por dinheiro publico em terrenos públicos.

Para que os utentes tenham mais e melhor serviço público de transportes, para que as viagens se efectuem com conforto, é necessário que nas estações as escadas rolantes e elevadores funcionem, que os parques de estacionamento sejam gratuítos para quem tem passe social intermodal, e que nos locais onde escasseiam os lugares de estacionamento sejam construídos mais.

Por isso voltaremos na nova legislatura a apresentar uma iniciativa legislativa pelo fim da PPP – Parceria Pública Privada e pelo fim do escandaloso pagamento nos parques de estacionamento existentes. Para além disso e de imediato entregarmos uma pergunta ao governo questionando por que razão as escadas rolantes e elevadores de várias estações não estão sempre em funcionamento, e o que vai fazer para garantir que os utentes têm direito ao estacionamento nas estações ferroviárias nomeadamente em Coina, construindo mais lugares onde estes faltam.

Foi possível conquistar o direito de todos os utentes terem acesso a um passe social intermodal em todos os transportes públicos, porque nunca desistimos do exigir e nem deixamos de lutar por isso. Assim será também nestes problemas com que os utentes se confrontam e reclamam pela sua resolução.