PCP propõe que Poceirão e Marateca voltem a ser consideradas zonas desfavorecidas

Na sequência do processo de extinção de freguesias, Poceirão e Marateca foram excluídos da lista de zonas desfavorecidas.

A sua exclusão da classificação de zonas desfavorecidas tem implicações no acesso a fundos comunitários, no âmbito do desenvolvimento rural apoiado pelo FEADER e na implementação de iniciativas de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC).

Em Marateca e no Poceirão há uma grande unidade da população, dos agricultores e das autarquias sobre este problema.

O PCP entregou na Assembleia da República um projecto de recomendação ao Governo no sentido de tomar medidas urgentes para corrigir esta injustiça e inverter estas gravosas decisões, integrando Marateca e Poceirão na lista de zonas desfavorecidas, de forma a assegurar o acesso ao financiamento de acções e medidas de conservação e valorização do mundo rural e as estratégias de apoio, desenvolvimento e promoção da produção local, que juntamos em anexo.