PCP contra o encerramento do Serviço de Oftalmologia no Hospital do Barreiro

A ser implementado o plano em vias de concretização, a consulta de Oftalmologia do Hospital do Barreiro passará a funcionar no pólo do Montijo do Centro Hospitalar, obrigando os milhares de doentes do Barreiro e freguesias vizinhas a deslocarem-se mais 18km para serem observados e medicados.

Num momento em que são anunciados alguns investimentos em outros hospitais, a medida agora prevista, cujos motivos não são claros, representa mais um passo no desinvestimento e esvaziamento a que o Hospital do Barreiro tem sido sujeito de forma sistemática e confirma as anteriores denúncias e receios expressos pelo PCP.

As mais de 220 mil pessoas servidas pelo Hospital do Barreiro já contaram com uma urgência de Oftalmologia a funcionar 24/24 horas neste Hospital, entretanto desativada. O serviço tem sofrido crónica escassez de médicos, sendo os tempos de espera para consulta e cirurgia muito prolongados, apesar do esforço dos profissionais. Quando se desejaria e esperaria uma redução destes tempos, vê-se a população afinal privada da consulta de Oftalmologia, em mais uma etapa do incompreensível desinvestimento a que o Hospital tem sido sujeito.

Além de se traduzir num importante agravamento das condições de assistência na saúde dos Barreirenses e dos residentes nas freguesias vizinhas, a medida não aparece motivada por qualquer racionalidade. A ser concretizada, esta mudança implicará que um grande número de doentes, principalmente os mais idosos e dependentes, deixarão de conseguir deslocar-se à consulta de Oftalmologia.

Além de constituir um grave prejuízo para a população, o encerramento no Barreiro provocaria dificuldades técnicas inultrapassáveis para os próprios médicos Oftalmologistas e privaria os doentes internados no Hospital do Barreiro da possibilidade de observação por um daqueles especialistas, situação que acontece com alguma frequência, já que o Serviço não teria capacidade para assegurar ambas as frentes de trabalho.

Pelos prejuízos que implicaria a todos os níveis, e principalmente na saúde das populações, o PCP considera esta mudança inaceitável, desde já expressando a sua intenção de accionar os mecanismos de intervenção disponíveis, designadamente a inquirição parlamentar, para evitar mais este desinvestimento no Hospital do Barreiro e nos cuidados de saúde dos milhares de habitantes servidos por esta unidade hospitalar.

O PCP apela assim a toda a população, doentes e profissionais de saúde que se mobilizem e resistam a esta decisão que provocará prejuízos no acesso aos cuidados de saúde, mostrando-se solidário com todos aqueles que se sofram o impacto desta medida.