PCP visita escolas do concelho de Alcochete

A deputada Paula Santos visitou, no dia 19 de março, escolas do Concelho de Alcochete, tendo-se deparado com situações graves para as quais o PCP alerta.

A delegação do PCP registou as preocupações levantadas pelos professores, pessoal não docente, encarregados de educação e representantes das Associações de Pais do Concelho.

Um dos alertas feito prende-se com o apoio às crianças com necessidades educativas especiais. Tendo em conta que a escola é de todos e para todos, é necessário ter as condições físicas e uma equipa multidisciplinar para dar apoio e promover o desenvolvimento da aprendizagem destas crianças. Destas lacunas dão nota os profissionais que lidam diretamente e diariamente com as dificuldades.

É fundamental que se crie respostas que cheguem a todas as escolas, para que estas possam responder com dignidade a estas necessidades, sendo que a sinalização destes casos tem vindo a aumentar nestes últimos anos.

A falta de assistentes operacionais, e outros profissionais foi outra das preocupações levantadas pela comunidade educativa. Neste agrupamento há 3100 alunos, 300 professores, 60 assistentes operacionais e 15 administrativos, sendo o número de assistentes técnicos e operacionais insuficiente face ao elevado número de alunos no agrupamento e às necessidades concretas de cada escola.

Esta insuficiência prejudica a tranquilidade letiva podendo, em alguns casos, colocar em risco a própria segurança dos alunos, pessoal docente e não docente.

As AEC foram outro problema que foi enfatizado junto da delegação do PCP. Os professores e educadores de infância alegam que estas atividades são desadequadas, implicam a permanência das crianças no mesmo espaço escolar longas horas, algumas chegam a ficar 12h na escola, comprometendo o seu desenvolvimento social. As crianças devem aprender, mas também brincar. Isto é fruto de opções políticas que levaram à desvalorização do currículo do 1º ciclo e de uma perspetiva de privatização da Escola Pública.

Reconhecemos que as famílias necessitam de uma resposta social, mas não pode passar por colocar as crianças no mesmo espaço, demasiadas horas. É preciso regular tempos de trabalho para que haja uma efetiva articulação entre a vida profissional, pessoal e familiar. É necessário criar condições às famílias e este não é certamente o caminho desejável.

Já na escola EB 2,3 El Rei D. Manuel I, a necessidade de requalificação foi definida como urgente, devido ao elevado estado de degradação das instalações a par da necessidade da sua ampliação dada a situação de sobrelotação de alunos. Esta escola foi projetada para 30 turmas e tem 45 turmas a funcionar. Tendo em conta que o número de alunos por turma aumentou tem esta escola atualmente 1100 alunos. As salas de aula são insuficientes e pequenas dificultando a vida do professor e dos alunos em contexto de sala de aula.

A falta de material escolar e de multimédia para o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos, a degradação das instalações de alguns equipamentos, faz parte das reivindicações da escola Secundária de Alcochete. Uma escola com doze anos de construção, com sérios problemas estruturais, nomeadamente no mau estado da cobertura, que potencia infiltrações em diversos pontos da mesma, colocando em risco o funcionamento de algumas salas de aula, laboratórios e cozinha. Podendo, em última análise colocar em risco a segurança de quem utiliza a escola, pois as mesmas já estão a passar para a parte elétrica. Isto foi resultado da obra em curso que estava entregue a uma empresa que faliu o que tem impossibilitado o acionamento de outros meios para a resolução deste gravoso problema.

O PCP irá, mais uma vez, questionar o Governo sobre a intenção de requalificação do parque escolar, em particular da EB 2,3 El Rei D. Manuel I e da Escola Secundária de Alcochete e sobre a necessidade de reforço de funcionários.

A intervenção do PCP continuará a pautar-se pela defesa da Escola Pública para todos, de qualidade, inclusiva, democrática, que proporcione a formação integral do indivíduo, dotada dos meios financeiros, humanos e materiais necessários para assegurar o sucesso escolar.

O Gabinete de Imprensa da DORS do PCP