Continuaremos a lutar até que o Hospital no Seixal seja uma realidade

A recente publicação da portaria 62/2018, que irá permitir desenvolver os procedimentos concursais necessários para a conceção e projeto do Hospital no Seixal, foi fruto da luta das populações dos concelhos do Seixal, Almada, e Sesimbra.

Para o PCP, o que está em causa é um direito das populações, um pilar fundamental do desenvolvimento do país, uma conquista incontornável do Portugal de Abril.

A luta por um Hospital no Concelho do Seixal não tem sido fácil, pois a vontade das populações, o empenho e determinação das autarquias e das comissões de utentes, têm conhecido a resistência daqueles que se opõem a um Serviço Nacional de Saúde que sirva os interesses das populações. O PCP saúda todos os que têm travado esta batalha connosco, nomeadamente as comissões de utentes e autarquias, que nunca baixaram os braços e sempre acreditaram.

O PCP desde a primeira hora tem estado junto das populações reivindicando nas ruas e no plano institucional a saúde a que temos direito.

Apesar do passo positivo, importa não esquecer o histórico de um Hospital com protocolo assinado em 2009 não cumprido, com verba de 10 milhões de euros no Orçamento Estado de 2017, não executada, com o agora prazo de 2019, para afirmar que face à necessidade das populações, não é possível adiar mais este investimento.

De facto, esta portaria remete-nos para há 8 anos atrás, quando decisão semelhante foi tomada em 2010, o concurso dos projetos foi lançado mas não foi adjudicado pelo governo PS, e onde depois o governo do PSD/CDS travou o processo. O PS a par do PSD e CDS, são os principais responsáveis pelo atraso de 10 anos que leva o processo do Hospital do Seixal.

Vamos prosseguir a luta em todas as frentes, até à concretização do Hospital do Seixal, que permite alargar o direito à saúde em prol das populações.

Todos juntos, continuaremos a lutar até que o Hospital seja uma realidade no Concelho do Seixal.

Comissão Concelhia do Seixal
Seixal, 23 de Janeiro de 2018