É necessário e urgente a expansão da rede do Metro Sul do Tejo

A recente decisão do Governo do PS de criar um grupo de trabalho para estudar a expansão da rede de metro ligeiro de superfície na Península de Setúbal é, apesar de tardia, um sinal positivo no sentido de criar as condições para responder a uma reivindicação das populações, das autarquias e do PCP.

O Executivo da Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP relembra que desde o final dos anos 90 do século passado que defendemos e nos batemos a todos os níveis da nossa intervenção para que este modo de transporte assuma um papel estruturante na mobilidade das populações que vivem na Península de Setúbal, e que o seu desenvolvimento terá impactos positivos na qualidade vida das populações.

Esta decisão, pelo conteúdo e calendário previsto para a execução da expansão da rede – que nunca avançará antes de 2020 - não responde á necessidade e urgência das medidas a tomar para a melhoria da oferta de transportes públicos ás populações e para a promoção da mobilidade na região.

O que as populações e a região necessitam e esperavam era que este despacho do Governo PS contemplasse medidas que permitissem que as fases seguintes (a 2ª fase - Corroios-Fogueteiro e a 3ª fase - Fogueteiro-Seixal e Seixal-Barreiro) entrassem em execução quanto antes, e que se desenvolvam os estudos necessários à expansão até à Costa da Caparica, Moita, Montijo e Alcochete.

Pela importância que assume na mobilidade regional e pelos meios e recursos públicos que absorve, defendemos que o planeamento, execução e gestão deste projecto deveria ser integramente público e não mais uma PPP sorvedora de recursos públicos.

Neste quadro, preocupa-nos que o Governo tenho decidido não ouvir operadores públicos de transporte como a CP, a Transtejo e Soflusa.

As populações da região podem estar certas que o PCP continuará, quer no plano da Assembleia da República e das autarquias locais, quer no plano da acção e iniciativa política, a agir para a concretização da expansão da rede de Metro Ligeiro de Superfície.

O Executivo da DORS do PCP
Setúbal 19 de Janeiro de 2018