Falta de médico de apoio para utentes sem médico de família em Corroios

A Comissão de Freguesia de Corroios do PCP alerta a população para a situação deveras anómala e surpreendente em que se encontra o funcionamento do Centro de Saúde de Corroios.

Com data de 31.10.2017, a Coordenação da Unidade fez saber, em “nota informativa”, que, por “falta de médico de apoio para utentes sem médico de família”, não estão garantidas as consultas gerais. Mais informa a mesma coordenação que “em caso de situação aguda, mas não urgente”, o caminho para “orientação” é a secretaria. As situações “sem capacidade de resposta” e classificadas de “urgentes” (Quem define o grau de urgência?!) têm como destino o Hospital Garcia de Orta.

Tudo isto, porque “o horário dos médicos para apoio aos utentes sem médico de família foi reduzido por ordem superior”. Só assim se compreende, mas não se pode aceitar que assim seja.

Há, de facto, avisos (neste caso “notas informativas”) que, por configurarem uma barreira ilegítima à normal prestação do serviço público de saúde, não se podem aceitar. Mau para os utentes e também mau para os profissionais de saúde que atendem a população.

É, de facto, assunto grave a retirada de profissionais de saúde do actual Centro de Saúde de Corroios, como também o é (agravante de peso!) o atraso na construção do Novo Centro de Saúde, para o qual já foi assinado protocolo entre a câmara Municipal do Seixal e o Governo, sem que até à presente data tenha sido lançado o concurso para a obra. Quem pode aceitar uma tal situação?! O PCP não!

O direito aos cuidados de saúde é um direito consignado na Constituição da República Portuguesa. Nada que obstaculize o seu cumprimento pode ser aceite.

A Comissão de Freguesia de Corroios do PCP toma nota desta ocorrência com extrema preocupação e manifesta, desde já, o seu apoio à população afectada. A luta por serviços públicos de qualidade deve ser uma constante, para resolver situações como a que agora publicamente se denuncia e evitar a banalidade da repetição de decisões lesivas do interesse da comunidade.

POR MELHOR ATENDIMENTO NO CENTRO DE SAÚDE DE CORROIOS!

POR UM SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE DE QUALIDADE! Corroios, 22 de Novembro de 2017
A Comissão de Freguesia de Corroios do PCPDO PCP