Jerónimo de Sousa faz travessia Seixal - Cais do Sodré

Os utentes da TRANSTEJO e da SOFLUSA vivem uma situação caótica com contínuos cortes e supressões na oferta programada, que tem afectado profundamente os utentes que residem ou que têm que se deslocar aos concelhos de Almada, Barreiro, Montijo e Seixal.

O PCP, perante a falta de navios operacionais para a prestação do serviço público aos utentes de há muito que vem intervindo e questionando o governo sobre estes problemas e propondo caminhos e soluções para a sua superação.

Perante o agravamento verificado nos últimos tempos, o PCP propôs o reforço de 10 milhões de euros no Orçamento de Estado para 2018, a ser aplicado na Transtejo/Soflusa.

É tempo do governo e a administração da empresa passarem das palavras aos actos e tomarem as medidas que se impõem para que a empresa preste um serviço de transporte público fluvial fiável e de qualidade aos utentes.

O PCP PROPÕE UM CONJUNTO DE MEDIDAS:

NO PLANO DA FROTA E DA SUA OPERACIONALIDADE

1. Adopção urgente de plano de modernização da frota.

2. Implementação de um plano de manutenção que garanta de modo efectivo e permanente a fiabilidade da operação, segurança e operacionalidade dos navios e pontões.

3. Reconstituição dos serviços próprios de manutenção de modo a garantir uma resposta pronta aos problemas que se colocam no dia a dia.

4. Estabelecimento de um nível mínimo de materiais consumíveis e de sobressalentes necessários a operação regular. que assume maior gravidade na ligação fluvial entre o Barreiro e Lisboa.

NO PLANO DOS TRABALHADORES

1. Que se pare a destruição de postos de trabalho e ponha fim à precarização das relações laborais.

2. Que se admitam para os quadros das empresas os trabalhadores em falta em todas as áreas de actuação, com especial relevo na manutenção e marítima, assegurando a integração dos trabalhadores com vínculos precários.

3. Que se desencadeie um plano de formação permanente que garanta a preparação dos trabalhadores para responderem às exigências técnicas do futuro.

O PCP reafirma que os transportes públicos são estratégicos para promover a qualidade de vida das populações, o progresso e o desenvolvimento económico e social da região e do país e defendemos.

• Que seja reposta e aumentada em número de circulações e em amplitude horária a oferta de transportes públicos.

• Que o passe social intermodal seja alargado a todos os operadores e a todos os concelhos e localidades da Região.

• Que os serviços privatizados ou concessionados à FERTAGUS, MTS e TST retornem à posse pública.

Face a esta situação, o Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, em solidariedade com os utentes e os trabalhadores, fará hoje, dia 21 de novembro, a travessia Seixal - Cais do Sodré, por um transporte público ao serviço das populações e do País.

Vídeo >>>