A 19 de junho de 2017 o Grupo Parlamentar do PCP dirigiu ao Governo uma pergunta escrita sobre a necessidade urgente da construção da Escola Secundária na Quinta do Conde, da qual ainda aguarda resposta.

Entretanto, a realidade está mais uma vez a demonstrar esta necessidade. A sobrelotação da Escola Secundária Michel Giacometti é bem visível agora no início do ano letivo, pois para além de ter um número de turmas superior aquele para que foi projetada, as turmas têm um elevado número de alunos. O PCP recebeu denúncias de pais que dão exemplo de turmas de 11º ano com 30 alunos.

Estima-se que todos os anos mais de mil estudantes se desloquem para concelhos vizinhos para frequentarem o ensino secundário, com dispêndio de várias horas por dia em deslocações.

Não construir a Escola Secundária na Quinta do Conde significa dificultar o acesso dos estudantes ao ensino obrigatório e insistir em condições desiguais de acesso e sucesso escolar.

Não se pode continuar a adiar o investimento na construção deste equipamento escolar.

Para além dos estudos que demonstram a necessidade da construção urgente desta escola, a realidade está aí todos os dias também a demonstrar essa necessidade e a Assembleia da República já aprovou uma recomendação ao Governo nesse sentido.

O Grupo Parlamentar do PCP questionou novamente por escrito o Governo, pedindo explicações sobre qual o ponto de situação relativamente ao cumprimento da Resolução da Assembleia da República que recomenda ao Governo a construção da Escola Secundária na Quinta do Conde; de que está à espera para avançar com os procedimentos conducentes à sua construção; bem como para quando está previsto o incío da construção da escola e a sua entrada em funcionamento?

O Gabinete de Imprensa da DORS do PCP