Há cerca de 15 dias quenão há a vacina DTPa (contra a difteria, tétano e tosse convulsa), Hib (doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo b) e VIP (poliomielite).

Esta situação também já ocorreu no Centro de Saúde de Amora.

Questionado sobre quando se prevê a disponibilidade da vacina, o Centro de Saúde do Seixal, não tem nenhuma informação para dar aos utentes. Diz que não sabe quando haverá a vacina e sugere aos utentes para irem telefonando para saber quando já estará disponível. Mas muitas vezes os utentes telefonam mas ninguém atende o telefone.

A falta de vacinas que integram o Plano Nacional de Vacinação é extremamente grave. Para a proteção da saúde dos bebés e crianças e dos adultos é muito importante o cumprimento do Plano Nacional de Vacinação. O cumprimento do Plano Nacional de Vacinação permite salvaguardar a saúde pública. Mas é o próprio Governo o responsável pelo não cumprimento do Plano Nacional de Vacinação.

A política de saúde do Governo está a comprometer claramente o acesso aos cuidados de saúde pelos utentes. Os cortes orçamentais cegos estão a colocar em causa o funcionamento dos centros de saúde e muitas vezes os cuidados não são prestados aos utentes porque frequentemente não há materiais ou faltam medicamentos ou vacinas.

Os deputados do PCP Paula Santos e Bruno Dias, através de pergunta entregue na Presidência da Assembleia da República a 2 de Agosto, querem que o Governo esclareça a razão para a falta das vacinas Centro de Saúde do Seixal e quando prevê resolver este grave problema.