A suspensão das obras ocorreu já num momento muito adiantado e próximo da conclusão da última fase da empreitada. Da requalificação dos edifícios A, E e F depende a construção de salas para educação tecnológica e educação visual, quatro laboratórios de biologia/geologia e quatro laboratórios de física/química, indispensáveis para o cumprimento do programa curricular e a requalificação dos espaços exteriores.

Atualmente os laboratórios funcionam em salas improvisadas, desapropriadas para esse fim, condicionando o desenvolvimento dos currículos das disciplinas de áreas laboratoriais.

Não há conhecimento das razões que levaram à suspensão das obras, dado que o Ministério da Educação e Ciência não informou nem a comunidade escolar, nem a Câmara Municipal de Palmela.

Sem respostas, a escola não sabe com o que contar para o próximo ano letivo, para poder preparar horários, turmas e atribuição de salas. A escola não sabe se fica mais um ano tudo como está, ou se as obras eventualmente reiniciar-se-ão.

No que está construído falta o fornecimento de alguns materiais, como mesas e cadeiras e equipar o auditório.

A conclusão das obras com brevidade é fundamental para garantir melhores condições de ensino aos estudantes, mais qualidade e assegurar o cumprimento dos planos curriculares, assim como, possibilitar melhores condições de trabalho aos docentes e funcionários. Permite ainda à escola receber mais turmas, descongestionando a Escola Básica José Maria dos Santos.

O PCP opôs-se, desde sempre, à criação da Empresa Parque Escolar. A realidade demonstrou que esta foi uma solução errada. Contudo, sempre entendeu necessário e urgente a requalificação e ampliação do parque escolar, mas assumidas diretamente por serviços tutelados pelo Ministério da Educação.

O Governo tem de resolver definitivamente o problema desta escola e tomar os procedimentos necessários para a conclusão das obras de requalificação.

Os deputados do PCP, Paula Santos e Francisco Lopes, quiseram saber qual a razão que levou o Governo a suspender as obras de requalificação da Escola Secundária do Pinhal Novo, que medidas vai o Governo tomar para assegurar a célere conclusão das obras de requalificação da escola e para quando se prevê que as obras sejam retomadas e qual o prazo previsto para a sua conclusão.

Os deputados comunistas interrogaram também o Governo para saber se este tem consciência que a atual situação da escola prejudica os estudantes, professores e funcionários e para quando está previsto o fornecimento de todos os equipamentos em falta, incluindo os do auditório.