O Governo PSD/CDS reduziu o horário de funcionamento do SAP em Sesimbra. Funcionava durante 24h por dia, mas agora funciona entre as 15h e as 21h nos dias úteis e entre as 11h e as 21h aos fins-de-semana.

Com o encerramento do SAP de Sesimbra no período noturno a população ficou maisdesprotegida e agravou as condições de acesso da população aos cuidados de saúde, umdireito consagrado na nossa Constituição.

Na freguesia da Quinta do Conde foi construído um novo centro de saúde na sequência de muitos anos de luta das populações e das autarquias, mas este é insuficiente face às necessidades da população que abrange. O projeto inicial foi reduzido na área de construção,

contrariamente à nossa opinião e hoje a realidade demonstra a necessidade de alargamento da resposta ao nível dos cuidados de saúde primários nesta freguesia.

Constata-se assim a necessidade urgente de alargar as instalações do Centro de Saúde da Quinta do Conde, para assegurar uma adequada prestação de cuidados de saúde à população e condições trabalho para os profissionais de saúde.

Os deputados do PCP, Paula Santos, Francisco Lopes e Bruno Dias, quiseram saber se o Governo garante a manutenção do funcionamento do SAP em Sesimbra e se pondera alargar o horário de funcionamento.

Os deputados comunistas também perguntaram ao Governo como avalia a resposta dos cuidados de saúde primários na freguesia da Quinta do Conde, se reconhece que as atuais instalações do Centro de Saúde da Quinta do Conde são insuficientes para responder às necessidades da população e que medidas pretende tomar para alargar as instalações do Centro de Saúde da Quinta do Conde.