As brutais e anti-populares medidas agora apresentadas como inevitáveis conduzirão a um efectivo corte nos salários e nas pensões, a mais desemprego, mais precariedade e a uma maior degradação das condições de vida de camadas cada vez mais amplas da população. O PCP considera que estes objectivos podem e serão derrotados pela classe operária, pelos trabalhadores e pela população em geral. A luta de massas é o caminho seguro para derrotar esta ofensiva.


O plenário de quadros da Organização Regional de Setúbal do PCP saúda os trabalhadores portugueses e a CGTP - Intersindical Nacional pelo 40º aniversário da sua fundação, bem como a firme e corajosa luta que vêm desenvolvendo contra a politica de direita, em defesa dos seus interesses de classe e dos direitos dos trabalhadores, como o demonstraram no passado dia 29 de Setembro. O PCP saúda a convocação da greve geral para 24 de Novembro e apela a todos os militantes e organizações do Partido na região para que se empenhem no esclarecimento, na organização, na mobilização e na participação nesta forma superior de luta. O PCP apela aos trabalhadores, à juventude, às mulheres, aos reformados e a todos os que são atingidos por esta política para que, com confiança nas suas próprias forças, desenvolvam a luta e o protesto popular.

 

O plenário de quadros analisou o andamento da campanha Paz Sim! NATO não! e reafirmou o seu empenho na mobilização para a grande manifestação convocada para 20 de Novembro pela paz, o progresso e a cooperação entre os povos, aquando da realização da Cimeira da NATO, em Lisboa.


As eleições presidenciais, no quadro político, económico e social em que se vão realizar, assumem uma enorme importância no contexto da luta do povo português. A candidatura de Francisco Lopes é a única que assume um carácter distintivo face aos problemas com que o país e povo se confrontam, e é a única que procura abrir caminho a outra política, patriótica e de esquerda, capaz de dar resposta aos problemas dos trabalhadores, do povo e do país.

A Organização Regional de Setúbal do PCP afirma o seu empenho na construção de uma campanha de massas, de esclarecimento e participação popular. Nesse sentido, é necessário nas próximas semanas alargar a recolha das proposituras para a legalização da candidatura e dos contactos com milhares de potenciais apoiantes - trabalhadores, jovens, reformados, mulheres, pequenos e médios empresários, artistas, intelectuais e quadros técnicos.


O plenário de quadros da Organização Regional de Setúbal do PCP apela às organizações e militantes do Partido para uma forte, determinada e confiante iniciativa e acção política, articulada com uma qualificada intervenção institucional, que responda aos anseios e aspirações dos trabalhadores e das populações. A dinamização da campanha "Portugal a Produzir" procurará contribuir para alargar a consciência sobre a importância estratégica da produção nacional para um rumo alternativo para o país.


O processo preparatório da 8ª Assembleia da Organização Regional de Setúbal, convocada pela DORS para 10 de Abril próximo, no concelho de Almada, permitirá concretizar de forma integrada as direcções de trabalho e os objectivos definidos no âmbito da acção Avante por um PCP mais forte!, exigindo uma cuidada planificação por parte das organizações do Partido.


O reforço da organização e da intervenção do Partido assume um carácter decisivo, tendo em vista o alargamento da luta de massas, para que se eleve ao nível da gravidade da situação social e política existente, preparando novas e grandes batalhas políticas travadas com êxito.



Seixal, 2 de Outubro de 2010

O Plenário de Quadros da Organização Regional de Setúbal do

Partido Comunista Português