A preparação da 8ª AORS será um período privilegiado para o PCP aprofundar o seu conhecimento sobre a realidade social, económica e política da região, para melhor desenvolver a luta e corresponder aos anseios dos trabalhadores e das populações, com o objectivo de elaborar as medidas que se impõem para o desenvolvimento da região e reforçar o PCP.


A DORS abordou a situação social da região, destacando como elementos mais negativos o desemprego - que afectava em Julho mais de 43.500 trabalhadores (comparando com o mesmo mês do ano anterior, representa um aumento de 10 desempregados por dia) -, a precariedade e a destruição de postos de trabalho.


No início do ano lectivo, o PCP saúda os milhares de estudantes, professores e pessoal não-docente da região. O PCP denuncia a falta de pessoal não-docente, a falta de condições materiais, nomeadamente de pavilhões, e a aplicação do estatuto do aluno. Os cortes significativos nos apoios da Acção Social Escolar põem claramente em causa a universalidade da educação, a escola pública e a concretização do objectivo de alargamento da escolaridade obrigatória ao 12º ano. É inaceitável que numa situação de profunda crise económica e social, as famílias, particularmente as de mais fracos recursos, vejam a sua situação agravar-se com o aumento significativo das despesas com a educação, não apenas por via dos cortes na Acção Social Escolar, mas também pelo agravamento dos custos dos materiais e manuais escolares.


A DORS do PCP saúda as organizações do Partido, os militantes e amigos do PCP e os milhares de visitantes da 34ª edição da Festa do Avante!, que fizeram desta mais uma vez a maior iniciativa político-cultural realizada em Portugal, numa crescente afirmação de confiança no futuro do nosso país, construído pela luta de quem trabalha.

 

O PCP reafirma o seu empenho no prosseguimento da campanha Paz sim, NATO não, e apela à grande manifestação convocada para 20 de Novembro, aquando a realização da Cimeira da NATO, em Lisboa, pela paz, o progresso e a cooperação entre os povos.


A DORS do PCP traçou as linhas para a iniciativa política do Partido nos próximos meses. Como tarefas prioritárias, apontou a dinamização da luta de massas, a iniciativa política do Partido - de que se destaca a campanha "Portugal a Produzir", lançada na 34ª Festa do Avante! -, as eleições presidenciais e o reforço do Partido. No próximo dia 2 de Outubro, terá lugar no concelho do Seixal um plenário regional de quadros do Partido, em que participará Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP.


O PCP saudando a CGTP-IN pela marcação do dia de luta de 29 de Setembro, apela ao prosseguimento e ampliação da luta dos trabalhadores a partir das empresas e locais de trabalho - luta por melhores condições de trabalho e de vida, por melhores salários e uma mais justa repartição da riqueza e da população em defesa dos seus direitos, por melhores serviços públicos e por uma política ao serviço dos trabalhadores e do povo.


Setúbal, 16 de Setembro de 2010

A DORS do PCP