Esta decisão está de encerrar as escolas com menos de 21 alunos que atinge uma escola da nossa Freguesia, verdadeiro drama que atinge as crianças de todo o país, que o governo pretende encerrar 500 escolas já no próximo ano lectivo, e as restantes 400 de seguida, depois de ter encerrado mais de 2300 em quatro anos, o Governo PS dá mais um passo na concretização do objectivo definido em 2005 de encerrar 4500 escolas.

Trata-se de um objectivo inserido no conjunto de medidas acordadas com o PSD, de encerrar mais 900 escolas e a imposição de um processo de "reestruturação" da rede escolar com a fusão de agrupamentos, a extinção de outros e a integração de escolas secundárias noutros já constituídos, uma solução meramente economicista que visa embaratecer o sistema e que não tem racionalidade pedagógica e é profundamente desumana.

Na reunião da Assembleia Municipal da Moita, realizada no dia 25 de Junho, a moção do PCP contra o encerramento da Escola do Carvalhinho recebeu os votos contra do PS, PSD e CDS-PP. Dias depois, na reunião da Assembleia de Freguesia da Moita o PS também votou contra uma moção do PCP, o que significa que este Partido está a favor do encerramento da Escola seguindo os maus passos do Governo PS.

A Comissão de Freguesia da Moita do PCP realça o facto da Escola do Carvalhinho ter sido beneficiada há pouco tempo com obras de restauro onde a Câmara Municipal gastou avultadas verbas. Com esta decisão o Governo malbarata os investimentos públicos em contradição com as anunciadas necessidades de poupança.

O PCP está solidário com os pais dos alunos na sua luta contra o encerramento da escola e, dá-lhes inteira razão com as suas preocupações manifestadas sobre a segurança dos seus filhos. A deslocação dos alunos a pé para a Escola do Bairro da Caixa, para além do mau tempo no inverno, é um atentado a sua integridade física e à sua saúde.

A Comissão de Freguesia não só não aceita e repudia esta postura do quero, posso e mando, como exige que pare imediatamente o encerramento desta escola e o processo de "reestruturação" da rede escolar evitando, assim, o agravamento de injustiças.

O PCP apela a toda a população para que junto o seu protesto aos pais dos alunos e aos autarcas defesa da Escola Pública de qualidade.

Moita, 3 de Julho de 2010

A Comissão de Freguesia da Moita do PCP