A Resolução Política aprovada na Assembleia reafirma as propostas do PCP integradas numa estratégia dirigida ao desenvolvimento e à melhoria das condições de vida dos trabalhadores e das populações e aponta medidas para a acção do Partido, nas suas diversas vertentes, no sentido da continuação da exigência da concretização de projectos essenciais para o Concelho, do cumprimento por parte do Governo e Administração Central da realização do conjunto de investimentos públicos previstos.

Os documentos aprovados e as intervenções efectuadas reafirmaram a profunda convicção de que os problemas com que se debatem os trabalhadores e a população do Concelho só se resolvem com uma nova política e uma alternativa para o País, e que para a necessária ruptura com as políticas de direita o PCP é uma força indispensável e insubstituível.

A nova Comissão Concelhia, aprovada por maioria com uma abstenção, é composta por 49 membros. É de realçar um conjunto de avanços na composição da nova Comissão Concelhia em relação à eleita na 9ª Assembleia: o reforço em número e percentagem dos membros que são operários, o aumento em número e percentagem de mulheres e o aumento do número de membros do escalão etário dos 31 e aos 40 anos.