CDU lança abaixo-assinado por melhores transportes

A CDU lança hoje um abaixo-assinado por mais e melhor oferta de transportes públicos na Península de Setúbal.

O abaixo-assinado, para ser subscrito pelos utentes, reivindica do Governo e de todos os operadores de transportes um conjunto de medidas que respondem aos inúmeros problemas com que se confrontam diariamente os utentes de transportes públicos nas suas deslocações.

Problemas que têm como causas a insuficiente oferta de transportes públicos existente, devido aos cortes verificados ao longo dos anos e à degradação a que chegaram as frotas das diferentes empresas. Para a sua resolução é que necessário: que seja melhorada a oferta em todos os modos de transporte, nomeadamente repondo as carreiras e horários para o nível que tinham antes dos cortes de 2012; o reforço da CP na linha do Sado com mais uma composição, de modo a melhorar o serviço e a evitar as constantes supressões por avaria; que prolongue o serviço ferroviário entre Lisboa e Setúbal até á Gare do Oriente e às Praias do Sado, e que termine a PPP ferroviária com a Fertagus, integrando o serviço na CP; expandir a rede do Metro Sul do Tejo ao Seixal, Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, e do Monte da Caparica até à Costa da Caparica; criar uma carreira fluvial que ligue directamente Almada, Seixal e Barreiro.

Para além disso, impõe-se o reforço das verbas para manutenção dos comboios e barcos ao serviço e para a compra dos meios de transporte necessários, bem como para a admissão urgente dos trabalhadores em falta, particularmente nas áreas ligadas à operação e manutenção. Exige-se igualmente a gratuitidade nos parques de estacionamento junto aos terminais de transportes para os utentes.

Estas são medidas indispensáveis para um reforço da oferta de transportes públicos que vem dar mais força e amplitude à recente criação do passe social intermodal válido em toda a área metropolitana de Lisboa, em todos os operadores, e mais barato, que foi uma vitória dos utentes com enormes reflexos no ambiente e na melhoria da qualidade de vida das populações.

Faz o download do abaixo-assinado: