Em causa, está a tentativa de alienação de sectores estratégicos da economia que constituem pilares do funcionamento e da própria soberania do país.

 

Com a concretização da privatização de empresas como a CP-Carga e EMEF e a concessão de mais linhas urbanas da CP a empresas privadas, o Estado ficaria mais debilitado em termos económicos, os grandes interesses privados nacionais e internacionais do sector passariam a encaixar lucros e apoios complementares do Estado e os centros de decisão ficariam na posse do capital privado.

 

Com a reestruturação do sector ferroviário na década de 90, a liberalização do Código do trabalho e as concessões a operadores privados, os trabalhadores e os utentes dos transportes têm sido sucessivamente lesados.

 

Com o objectivo de denunciar as consequências da eventual da privatização da EMEF, procurar soluções efectivas para responder a problemas estruturais do país e defender os direitos dos trabalhadores, irá realizar-se uma visita no dia 6 de Maio pelas 9h30 às oficinas da EMEF no Barreiro, constituída pelo Deputado do PCP Francisco Lopes e quadros da Comissão Concelhia do Barreiro do PCP. Durante a visita, o PCP terá encontros com a Comissão Sindical e a Comissão de Trabalhadores da EMEF, bem como com a administração das Oficinas