Promessa não cumprida da construção do Centro de Saúde da Baixa da Banheira

A Comissão de Freguesia da Baixa da Banheira do PCP, reunida a 16 de janeiro de 2017, manifesta-se preocupada e desagradada em relação à promessa não cumprida de construção do novo centro de saúde da Baixa da Banheira e com o número adequado de médicos ao serviço desta população.

A falta à palavra dada por parte de governantes dos sucessivos governos é preocupante e reveladora. Em 2015 e em resposta a perguntas feitas na Assembleia da República pelo Partido Ecologista “Os Verdes” e pelo Partido Comunista Português, o ministro da saúde respondeu que o ponto de situação dos serviços de saúde primários prestados na freguesia da Baixa da Banheira era preocupante e que iria tomar medidas para os melhorar, concretamente a construção do novo centro de saúde em 2016 e a colocação de mais médicos, em número adequado às necessidades da população. Considerava a situação prioritária.

Em 2016, o atual ministro da saúde, reconhecendo a gravidade da situação, anuncia a construção do novo centro de saúde para 2017, que posteriormente não assumiu em orçamento de estado. Para além disso, a não tomada de medidas de exceção para a colocação necessária de médicos no atual centro de saúde agrava a situação, o que é a todos os níveis lamentável.

A Comissão de Freguesia da Baixa da Banheira do PCP apela a que a população continue a lutar organizadamente com a Comissão de Utentes da Saúde e com as autarquias e reitera o seu compromisso de tudo fazer para melhorar os serviços de saúde prestados aos banheirenses. A luta continua!

16 de Janeiro de 2017
A Comissão de Freguesia da Baixa da Banheira do PCP