Solidariedade com os trabalhadores da Herdade de Rio Frio

A Comissão de Concelhia de Palmela do PCP, vem desta forma expressar a sua solidariedade com os trabalhadores da Herdade de Rio Frio, por ainda não receberem os subsídios de férias e natal referente ao ano de 2015.

Estes trabalhadores têm vindo a ser “castigados” por diversas vezes por a Sociedade Agrícola de Rio Frio, no atraso do pagamento dos salários aos trabalhadores, sendo que estes só viram no passado dia 29, pagos os salários referentes a Outubro e Novembro.

Depois de duas concentrações, uma à entrada da Herdade e outra em frente às instalações do banco Millennium BCP, que é um dos principais credores, finalmente estes trabalhadores viram algum sol, tendo em conta as graves dificuldades económicas que passam, que põe em causa a sua sobrevivência e das respectivas famílias, com a agravante de haver casais a trabalhar na mesma empresa.

Esta já não é a primeira vez que a Herdade de Rio Frio se atrasa no pagamento dos salários, tendo chegado a atingir 2 meses e meio de salário em atraso, num passado ainda recente, altura em que as entidades credoras se disponibilizaram para os pagamentos em atraso.

O PCP já havia tomado posição no passado dia 28 de Novembro em sessão de Assembleia Municipal, onde apresentou uma moção que foi aprovada por unanimidade, mostrando a sua solidariedade e dando a conhecer a situação dramática destes trabalhadores e exigiu dos responsáveis da empresa a adopção de medidas imediatas, tendentes à resolução deste problema, e questionou o Governo sobre esta situação na Assembleia da República.

Os trabalhadores da Herdade de Rio Frio lutam também pela viabilização da empresa, tendo em conta que a empresa passa por grandes dificuldades financeiras, fruto das opções de gestão que foram tomadas, estando neste momento a decorrer um processo de insolvência em tribunal, nesta que é uma Herdade de referência no Concelho de Palmela, onde se produz vinho e já chegou a ser a maior vinha contínua do mundo. O PCP exorta aos trabalhadores desta empresa que continuem a lutar pelo pagamento dos subsídios de férias e natal, lembrando que com a luta conseguiram reaver os salários em atraso e que só assim verão os seus direitos repostos.

16 de Dezembro de 2016
A Comissão Concelhia de Palmela do PCP