PCP questiona encerramento dos CTT à hora de almoço

A Estação dos CTT situada na cidade de Montijo, na Av. 25 de Abril, alterou o seu horário de funcionamento em manifesto prejuízo dos utentes, particularmente os do mundo do trabalho, e, ao mesmo tempo, reduziu o número de trabalhadores no atendimento público de quatro para dois, também em manifesto prejuízo dos trabalhadores.

O horário antes praticado era contínuo, entre as 9h e as 18h. O recente encerramento da referida estação entre as 12:30 e as 14:30, põe em causa o direito ao acesso dos seus serviços, dado que em muitos casos os utentes só têm a possibilidade de se deslocar aos CTT entre as 12:30 e as 14:00, tendo em conta que quando saem do seu trabalho já passa das 18h e a estação está encerrada.

Tudo isto é indissociável da política ruinosa de privatização dos CTT desde 2014, tendo os acionistas lucrado 31,7 milhões de euros no 1.º semestre deste ano e tendo, desde a privatização, o Estado deixado de encaixar 170 milhões de euros que foram para os bolsos dos acionistas.

O Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República questionou o Governo, perguntando que medidas essão consideradas para que se possa evitar e retirar esta alteração do horário, prejudicial à vida dos utentes do serviço postal e população do Montijo, bem como qual é a articulação que está feita, ou será feita, com a Autoridade Nacional de Comunicações, para que possa ser retomado o anterior horário contínuo de funcionamento na Estação dos Correios em causa.