Médicos contratados por empresas de trabalho temporário no Garcia de Orta

O Partido Comunista Português (PCP) tomou conhecimento da existência de um concurso público para o Hospital Garcia de Orta (HGO), através de uma empresa de trabalho temporário, que visa recrutar médicos sem especialidade para o exercício de funções no referido hospital.

Trata-se de funções a serem prestadas na Unidade de Cuidados Intensivos, na Anestesiologia, na Ortopedia e no Serviço de Urgência Geral, sendo especificamente um concurso que visa recrutar médicos não especialistas.

O PCP considera inaceitável que estas áreas, de elevada complexidade técnico-científica, possam ser asseguradas por médicos não especialistas, colocando potencialmente em causa a qualidade dos cuidados de saúde prestados às populações.

É lamentável que um Hospital altamente diferenciado como o HGO delegue contratações a empresas de trabalho temporário, cujo único objectivo é preencher uma escala ao menor preço possível, independentemente das qualificações e adequação às necessidades dos serviços.

O PCP insiste que é necessário reverter rapidamente a política de destruição e esvaziamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS), com mais investimento público, designadamente com a revalorização das carreiras médicas e criação de condições para a fixação dos profissionais no SNS.