Deputada Sandra Pereira defende sector leiteiro e produtores de Queijo de Azeitão

Sandra Pereira, Deputada do PCP no Parlamento Europeu, acompanhada de dirigentes do PCP e autarcas da CDU, visitou no passado dia 26 de Maio, a Queijaria Rui Simões, na freguesia de Quinta do Anjo, Palmela.

Esta visita insere-se no trabalho de proximidade dos eleitos do PCP no Parlamento Europeu, com o objectivo de perceber as principais dificuldades que se colocam ao sector produtivo nacional, drasticamente agravadas com o actual quadro de pandemia.

Na reunião efectuada, foi referida a quebra drástica da comercialização dos produtos, a dificuldade acrescida de escoamento, bem como a desvalorização dos produtos levada a efeito pelas grandes superfícies, com preços irrisórios para o produtor, que trazem efeitos extremamente negativos para a economia local.

Neste quadro de grandes dificuldades, foi ainda referido a ausência de medidas efectivas de apoio do Governo ao sector dos Queijos e ao sector leiteiro, também muito afectado pela quebra drástica das vendas do Queijo de Azeitão; ao invés da adopção de meras soluções que agravam o endividamento destas micro, pequenas e médias empresas.

Foi, igualmente sublinhado, o conjunto de acções de promoção e valorização destes e outros produtos locais de qualidade, levados a cabo pelas autarquias locais, e o seu importante apoio, num quadro de responsabilidades em que o Governo e a União Europeia devem assumir um papel central na defesa das economias nacionais, particularmente as mais vulneráveis, numa lógica de cooperação e solidariedade internacional que devia nortear a sua intervenção.

Está em causa a sobrevivência de importantes sectores da economia local . As dificuldades sentidas pelos micro pequenos e médios empresários exigem, como o PCP tem vindo a propor na Assembleia da República e no Parlamento Europeu , um conjunto amplo de medidas que garantam o emprego com direitos, promovam a produção nacional e, consequentemente, defendam a soberania alimentar do País, o que impõe uma acção decidida e eficaz do Governo PS.

A deputada Sandra Pereira deixou a garantia de no Parlamento Europeu, expressar as preocupação do PCP com a gravíssima situação que este sector atravessa, bem como diligenciar no sentido da União Europeia adoptar todas as medidas necessárias à defesa da economia portuguesa.