Proteger os trabalhadores da UF Charneca de Caparica e Sobreda

O Executivo PS da União de Freguesias da Charneca de Caparica-Sobreda não respeita os direitos dos trabalhadores nem os seus legítimos representantes.

Primeiro impôs um modelo de trabalho sem as necessárias medidas de protecção para a saúde dos trabalhadores daquela autarquia no contexto de pandemia que vivemos. Agora envereda pelo caminho da mentira e ameaça aos trabalhadores, dirigentes e delegados sindicais que, responsavelmente, agiram em conformidade com a situação.

Os atropelos aos direitos dos trabalhadores têm-se multiplicado desde que o PS ocupa a presidência da UF da Charneca e Sobreda. Recentemente foi despedido ilegalmente um trabalhador logo após ser eleito delegado sindical. Por acção sindical e decisão do tribunal o trabalhador foi reintegrado mas o executivo PS da UF, por retaliação, mudou-lhe as funções. Dirigentes sindicais do STAL são frequentemente impedidos de entrar nos locais de trabalho, designadamente no Dia da Mulher quando pretendiam distribuir cravos às mulheres trabalhadoras.

O Executivo da Concelhia de Almada do PCP exige que sejam asseguradas as medidas indispensáveis à segurança no trabalho e à protecção da saúde dos trabalhadores na actual situação de pandemia, condena as atitudes irresponsáveis e anti-democráticas do Executivo PS, e reafirma a sua solidariedade com os trabalhadores e dirigentes sindicais em luta.

Almada, 23 Abril de 2020