Os trabalhadores da Visteon podem contar com o PCP

Com confiança e coragem, vamos combater a epidemia e defender os postos trabalhos e os direitos.

A Comissão Concelhia de Palmela do PCP denuncia que a administração da Visteon está a aproveitar-se da crise epidemiológica “Covid-19” com que o nosso país e o mundo se confrontam, para criar um clima de temor, apreensão e da chantagem sobre os trabalhadores, propício à imposição de um lay-off.

A saúde e o bem estar dos trabalhadores e das suas famílias são um bem supremo, mas a opção da Visteon pela adopção desta medida não radica na protecção da saúde, nem visa combater a proliferação do “Covid 19”, mas tão só usar esse pretexto para garantir os seus objetivos e lucros, à custa do agravamento da exploração e ataque aos direitos dos trabalhadores.

Fica claro também com esta opção que para a empresa as regras de a higiene, saúde e segurança no trabalho não estão no centro das suas preocupações, como o demostra ao não querer, ou não ter para usar um Plano de Contingência para fazer frente ao momento exigente que vivemos, como é seu dever e obrigação legal.

Os trabalhadores da Visteon podem contar com o PCP para dar combate em todos os planos da sua acção a qualquer intervenção no plano económico e social assente no ataque a salários e direitos, nomeadamente, o propósito do corte de um terço do salário em situações de Lay-Off, bem como na fragilização da Segurança Social, com a eliminação dos descontos das entidades patronais.

Denunciamos a chantagem exercida pela empresa sobre os trabalhadores ao obrigá-los a escolher entre 10 dias de férias ou ir para casa em Lay-Off. Temos as maiores reservas à forma que a Administração da Visteon adoptou para escolher quem fica a trabalhar.

Consideramos inaceitável que a empresa esteja a suspender os contratos de trabalho que têm a prazo e que envie centenas de trabalhadores para casa sem qualquer documento justificativo. Condenamos a dispensa telefónica de mais de 50 trabalhadores da “Kelly Services – Empresa Trabalho Temporário” a trabalhar na Visteon com vínculo precário, e que deveriam ser trabalhadores efectivos desta empresa.

Afirmamos ainda que não assiste à empresa o direito de impedir que qualquer estrutura dos trabalhadores seja informada das razões e fundamentação para a adopção do Lay-Off, bem como da sua participação naquilo que diga respeito à defesa dos direitos dos trabalhadores por si representados.

O PCP reafirma aos trabalhadores que é necessário combater e liquidar o vírus, mas não é aceitável que se queiram aproveitar do vírus para liquidar direitos e reduzir os salários e as remunerações dos trabalhadores.

Os trabalhadores da Visteon podem contar, como sempre contaram, com o PCP na defesa dos seus interesses, e relembramos que os seus direitos não estão de quarentena. É hora de valorizar o trabalho e os trabalhadores.

Palmela 26 Março de 2020
A Comissão Concelhia de Palmela do PCP

> PCP questiona Governo sobre a situação dos trabalhadores da Visteon AQUI.