Solidariedade com trabalhadores da Fabrica dos Anzóis

A Organização de Sesimbra do PCP teve conhecimento de um despedimento coletivo iniciado no principio do ano na Fábrica dos Anzóis.

Em actividade há dezenas de anos na aldeia da Maçã, esta fábrica produz equipamentos para o sector da pesca e é especializada na produção de anzóis, assegurando a produção para este sector de bens de equipamento. O encerramento desta fábrica está previsto para Abril, mantendo-se a área comercial com 5 trabalhadores.

Ao longo da sua actividade, a Fábrica dos Anzóis teve uma ligação importante ao porto de pesca de Sesimbra, até que o número de postos de trabalho foi sendo reduzido. Esta fábrica assegura cerca de 28 postos de trabalho, desconhecendo-se a existência de investimentos significativos na sua modernização tendo em vista a garantia do seu futuro.

A Fábrica dos Anzóis é uma das fábricas do grupo Mustad com origem na Noruega, que inclui outras unidades em diversos países e é uma das marcas de referência no sector.

A produção é essencialmente garantida por mão-de-obra feminina especializada na produção para o sector da pesca cuja média de idades se situa nos 45/50 anos, que vêm sendo confrontadas desde 2009 com notícias do agravamento das dificuldades económicas.

GARANTIR A PRODUÇÃO

O PCP, teve conhecimento que apesar dos despedimentos, as trabalhadoras foram convocadas para fazer trabalho extraordinário e que perante a sua recusa, a administração reuniu com as trabalhadoras para garantir a produção de uma encomenda.

Sabe-se também que a Mustad irá manter em Portugal uma secção de vendas e que será garantido aos clientes o fornecimento de material que será produzido fora do território nacional.

O PCP, tem presente as dificuldades do sector da pesca, apesar da existência de condições únicas para o seu desenvolvimento tendo em conta as potencialidades do País.

A urgência do reforço da adopção de medidas que garantam o desenvolvimento do sector da pesca revela como é urgente a ruptura com a política de direita.

Existem trabalhadoras qualificadas e capacidade de produção de equipamentos e esse é um factor de desenvolvimento.

O GOVERNO DEVE INTERVIR NO SENTIDO DE DEFENDER QUE ESTA PRODUÇÃO, ÚNICA NO PAÍS, SE MANTENHA EM SESIMBRA.

O PCP assume a sua solidariedade e apoio às trabalhadoras da fábrica dos Anzóis e destaca que a defesa da produção nacional como elemento estratégico e a valorização do trabalho e dos trabalhadores é o melhor contributo para o progresso e que um caminho alternativo existe e pugna pela adopção de medidas que garantam o investimento necessário na produção, no aproveitamento de mão-de-obra especializada e na criação de condições para o reforço dessa capacitação, em vez do definhamento da produção nacional e do agravamento da dependência do País através da importação de bens de equipamento.

O Executivo da Comissão Concelhia de Sesimbra do PCP
23 de Março de 2020.

> PCP questionou o Governo sobre a situação da Fábrica dos Anzóis AQUI