154 Professores e Educadores dos vários concelhos da Península de Setúbal declararam já o seu apoio público à candidatura da CDU ao Parlamento Europeu, encabeçada por João Ferreira, numa lista de nomes que continua a crescer a cada dia que passa. 

O País vive um momento particularmente difícil, indissociável do processo de integração capitalista da União Europeia, mas também da política de direita levada a cabo pelos sucessivos governos nacionais, com a intensificação da ofensiva contra os direitos laborais, sociais e políticos e a redução ou eliminação de funções sociais do Estado conquistadas com o 25 de Abril.

Na área da Educação, os últimos anos foram de continuidade de uma política de destruição da Escola Pública, agravada com a ingerência estrangeira, tendo como linhas condutoras a crescente desresponsabilização do Estado face à Escola Pública, o financiamento público do ensino privado e a subalternização de critérios pedagógicos em prol de critérios economicistas e de outros que visam a elitização do sistema educativo. Neste contexto, os docentes de todos os níveis de educação e ensino viram a sua profissão desvalorizada nos planos profissional, social e material, largos milhares de professores e educadores que fazem falta à Escola Pública foram atirados para o desemprego.

É neste quadro que 154 professores e educadores da Península de Setúbal manifestaram publicamente o seu apoio à CDU para estas eleições, através da assinatura de um texto onde se pode ler:

"Sabemos que têm sido os eleitos da CDU os que têm estado sempre ao lado dos professores e educadores, na luta em defesa dos seus direitos profissionais, sociais e laborais, bem como em defesa da Escola Pública, democrática, de qualidade, gratuita e para todos.

Sabemos que têm sido os eleitos da CDU que têm estado na primeira linha do combate às políticas de exploração e empobrecimento acordadas no "memorando de entendimento" assinado entre a troika estrangeira (BCE, FMI e CE) e a troika nacional (PS, PSD e CDS).

Apoiar a CDU é dar mais força a quem defende os valores e as conquistas de Abril, como a Escola Pública de qualidade para todos, é apoiar a força política que defende uma política alternativa, patriótica e de esquerda para o país, condição para garantir uma vida melhor num Portugal com futuro, numa Europa de paz, de progresso social e cooperação entre Estados soberanos e iguais em direitos.

No dia 25 de Maio, votar na CDU é um acto de coragem e determinação em levar a luta até ao voto, contribuindo também desta forma para uma mudança de políticas.

É esse o compromisso que assumimos!"

20 de Maio de 2014
A Coordenadora Regional de Setúbal dos Professores do PCP