A Organização Concelhia de Sesimbra do PCP realizou no passado dia 20 de Fevereiro, a sua XI Assembleia da Organização.

No quadro da grave situação económica e social que Portugal atravessa, foi afirmada a necessidade de um maior reforço e intervenção junto dos trabalhadores e da população do Concelho de Sesimbra. Foi analisado o trabalho realizado no Concelho nos últimos 4 anos, foram caracterizados os problemas sociais e políticos que afectam o concelho e estabelecido o plano de trabalho para os próximos anos. Foi eleita a nova Comissão Concelhia de Sesimbra do PCP com o objectivo de dar melhor resposta aos problemas analisados.

Entre outros assuntos, foi discutida a grave situação a que o sector das pescas chegou. Com poucos apoios do Governo, quer nos combustíveis, quer na falta de incentivos para a continuação da actividade. Foram igualmente contrariadas as sérias restrições impostas pelo Parlamento Europeu ao sector das pescas. Localmente foi exigida a revisão do POPNA e do Parque Marinho Luíz Saldanha, pois os pescadores de Sesimbra estão fartos de pagar severas multas. Foi igualmente contrariado o alargamento do novo Código Contributivo ao sector das pescas, de fracos e incertos rendimentos, mas que pagam de igual modo quer pesquem, quer não pesquem.

No sector da Construção Civil e Extracção de Inertes a situação do Concelho é também preocupante, as graves medidas do Governo PS, nomeadamente as de não realizar as obras públicas anunciadas, levaram a que muitas empresas encerrassem despedindo centenas de trabalhadores e reduzindo a actividade.

Foi valorizado o Trabalho Autárquico realizado pela CDU no último mandato, o que levou a que a população do Concelho tivesse confiado nos Comunistas e seus aliados para ver elevadas as suas condições de vida.

Foi aprovada uma Resolução que evidenciou a importância de se assinalar o 90.º Aniversário do partido Comunista Português, tendo ficado marcadas diversas iniciativas, das quais se destacam:

- Dia 4 de Março, participar no grande Comício de Comemoração de Aniversário na Aula Magna, em Lisboa;

- Dia 6 de Março (Dia do Aniversário), o Hastear da Bandeira Comunista nos Centros de Trabalho de Sesimbra e da Quinta do Conde;

- Dia 13 de Março, Almoço Comemorativo de Aniversário no Centro de Trabalho da Quinta do Conde;

- Dia 26 de Março, Jantar Comemorativo de Aniversário na Freguesia do castelo.

Com o lema "Intervir e lutar por um futuro melhor", foram traçados os objectivos e o trabalho a realizar, foi afirmada a disponibilidade dos comunistas do Concelho de Sesimbra para lutar por uma mudança de política, para exigir um futuro melhor e uma sociedade mais justa e solidária com os trabalhadores e o povo do Concelho.

sesimbra