A importante votação alcançada pela CDU no Concelho de Setúbal - sendo a força mais votada para a Câmara Municipal, para a Assembleia Municipal e para cinco das oito freguesias do Concelho, traduz a nossa influência no Concelho, fruto do reconhecimento que as populações têm do trabalho dos eleitos CDU, não só no Concelho mas também na Região de Setúbal e na Área Metropolitana de Lisboa em que somos a força com mais presidências de Câmara.


A maioria absoluta obtida pela CDU na Câmara Municipal, com a eleição de mais um vereador, vem reforçar a capacidade de trabalho e de decisão e é, com certeza, um importante contributo para chegarmos mais longe na concretização do programa eleitoral com que a CDU se apresentou às populações de Setúbal.


A conquista de cinco das oito presidências de Junta de Freguesia, embora aquém dos objectivos a que nos propusemos, reflecte uma confiança das populações nos eleitos e no trabalho da CDU.


A perda da presidência da Junta de Freguesia de Santa Maria da Graça (para o PS) e da Junta de Freguesia de São Lourenço (para o Movimento de Cidadãos) não reflecte o valor e o mérito do trabalho realizado pela CDU nestas duas freguesias. Está aquém do que a campanha testemunhou. Nestas duas freguesias, não é a quebra de votação na CDU que determina o resultado (já que se tratou de uma muito ligeira diminuição do número de votos). No caso de Sta. Maria da Graça, a diferença de votos entre a CDU e o PS é de apenas 32 votos. No caso de São Lourenço, o Movimento de Cidadãos obtém parte do seu resultado à custa dos votos do PS (perde cerca de 300 votos e dois mandatos) e do PSD (perde cerca de 400 votos e três mandatos).


A CDU manteve na Assembleia Municipal o mesmo número de mandatos eleitos directamente (11).


O PS, que apostou fortemente no Concelho de Setúbal, mesmo com o apoio do aparelho de Estado e do Governo, falhou os seus objectivos, ficando muito longe de conquistar a Câmara Municipal. O PSD perde mandatos nos dois órgãos municipais e na maioria das Assembleias de Freguesia. O Bloco de Esquerda estagnou, obtendo o mesmo número de mandatos que em 2005, falhando também os objectivos que propagandeou.


A Comissão Concelhia de Setúbal do PCP valoriza os bons resultados obtidos pela CDU, não esquecendo que são conseguidos no complexo quadro da realização de três actos eleitorais em apenas seis meses, e tendo as Eleições Legislativas e Autárquicas sido realizadas com um intervalo de tempo de apenas 15 dias.


Saudamos a população do Concelho que, uma vez mais, confiou na maioria dos órgãos autárquicos o seu voto à CDU.


Saudamos, ainda, de forma muito especial, os militantes do PCP, do PEV e da ID, os independentes, os candidatos e eleitos da CDU, que com a sua dedicação e empenho na campanha permitiram construir esta vitória da CDU.


A Comissão Concelhia da Setúbal do PCP

20 de Outubro de 2009