MANDATÁRIA DISTRITAL da Lista da CDU

à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Setúbal

Maria Odete dos Santos Advogada, 68 anos de idade, membro do Partido Comunista Português desde 1974.

Integra o Conselho Nacional do Movimento Democrático de Mulheres.

Presidente do Núcleo de Setúbal da Associação Amizade Portugal-Cuba.

Presidente da Assembleia Municipal de Setúbal.

Recebeu a Medalha de Honra da Cidade de Setúbal e a Condecoração de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Foi Deputada à Assembleia da República desde a II Legislatura até 2007.

Fundadora da Associação «Fronteiras».

É membro da Comissão Concelhia de Setúbal e da Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP.

Membro do Comité Central do PCP desde o XVI Congresso.

CANDIDATOS

1. Francisco Lopes, 53 anos, operário. Participou nas actividades do Movimento Democrático e integrou a União dos Estudantes Comunistas em 1973. Membro do PCP desde 1974. Fez parte da célula da Applied Magnetics e foi membro da Comissão de Trabalhadores desta empresa. Participou na acção sindical no âmbito do Sindicato dos Electricistas do Distrito de Lisboa. Foi responsável da Organização Regional de Setúbal do PCP. É deputado na Assembleia da República, eleito pelo distrito de Setúbal na legislatura que agora termina. É membro da Comissão Política e do Secretariado do Comité Central do PCP.

2. Paula Santos, 28 anos, licenciada em química tecnológica. Foi dirigente associativa na Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É membro da direcção do Conselho Português para a Paz e Cooperação. É vereadora na Câmara Municipal do Seixal desde 2005. É membro da Comissão Concelhia do Seixal do PCP.

3. Heloísa Apolónia, 40 anos, jurista. É membro da Assembleia Municipal da Moita. Foi deputada na Assembleia da República eleita pelo distrito de Setúbal nas VII, VIII e IX Legislaturas. É actualmente deputada e Presidente do grupo Parlamentar do PEV na Assembleia da República. É membro da Comissão Executiva Nacional do Partido Ecologista “Os Verdes”.

4. Bruno Dias, 32 anos, licenciado em Ciências da Comunicação. Técnico superior autárquico. Membro da direcção do Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente. É membro da Assembleia Municipal de Almada desde 1997. Deputado na Assembleia da República desde 2001. É membro da Comissão Concelhia de Almada, da Direcção da Organização Regional de Setúbal e do Comité Central do PCP.

5. José Lourenço, 51 anos, licenciado em Economia, com pós-graduação em Geografia Humana e Planeamento Regional e Local. Foi vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Almada entre 1994 e 2005. Deputado do PCP na Assembleia da República na X Legislatura, que agora termina. É membro da Comissão para os Assuntos Económicos e da Comissão Concelhia de Almada do PCP.

6. Margarida Botelho, 32 anos, licenciada em Ciências da Comunicação. Foi eleita na Assembleia Municipal das Caldas da Rainha. Foi deputada à Assembleia da República entre 2000 e 2002. É membro da Comissão Política do Comité Central do PCP e responsável pela Organização Regional de Setúbal do PCP.

7. Hélder Guerreiro, 33 anos, engenheiro químico. É membro da Comissão Central de Trabalhadores da Petrogal e Coordenador da Subcomissão de Trabalhadores da Refinaria de Sines. Dirigente do SINQUIFA e da União Local de Sindicatos de Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal da CGTP-IN. É eleito na Assembleia Municipal de Sines. É membro da Comissão Concelhia de Sines e da Direcção da Organização Regional do Litoral Alentejano do PCP.

8. José Carlos Silva, 38 anos, montador de peças da Autoeuropa. Dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul e da FIEQUIMETAL. É membro da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa. É membro do secretariado da Célula da Autoeuropa, da Direcção da Organização Regional de Setúbal e do Comité Central do PCP.

9. Regina Marques, 61 anos, professora. Licenciada em Psicologia, Mestre e Doutorada em Ciências da Comunicação. Foi vereadora da Câmara Municipal de Setúbal ente 1997 e 2001. Presidente do Conselho Científico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. É membro do Conselho Nacional e da Direcção Nacional do Movimento Democrático de Mulheres. É membro da Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP.

10. Filipe Marques, 37 anos, electricista. Dirigente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário, da Federação dos Transportes e Comunicações e da União dos Sindicatos de Setúbal da CGTP-IN. É membro da Comissão de Trabalhadores da EMEF. É responsável pela célula dos trabalhadores da EMEF Barreiro do PCP.

11. Cláudio Ventura, 33 anos, operador de termização da Parmalat. Dirigente do SINQUIFA, da FIEQUIMETAL e da União dos Sindicatos de Setúbal da CGTP-IN. É membro da direcção do Centro Social de Palmela. É membro do Sector Sindical da Organização Regional de Setúbal do PCP.

12. Josélia Espada, 58 anos, licenciada em gestão de empresas. É membro da Comissão Concelhia de Grândola e da Direcção da Organização Regional do Litoral Alentejano do PCP. Foi Presidente da Junta de Freguesia de Grândola e membro da Assembleia Municipal de Grândola.

13. João Vicente, 67 anos, engenheiro técnico agrário, empresário. Independente. Foi fundador do Movimento Pró-Associativo dos Liceus. Fez parte da Comissão de Apoio à Candidatura de Humberto Delgado. Foi candidato pela CDE em 1969. Foi candidato pela APU em 1985. É Membro da Associação Intervenção Democrática.

14. Paula Bravo, 40 anos, assistente administrativa. Dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública Sul e Açores, da Federação da Função Pública, da União de Sindicatos de Setúbal e do Conselho Nacional da CGTP-IN. É membro da Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP.

15. Fernanda Pésinho, 40 anos, licenciada em Direito, Chefe da Divisão de Fiscalização da Câmara Municipal de Palmela. Exerceu advocacia em Setúbal, funções de jurista na Câmara Municipal de Santiago do Cacém e na de Palmela. Desempenhou funções de jornalista na Rádio Pal. Foi Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, da Escola EB1/JI – Palmela1. Foi Presidente dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Palmela, e é membro da Assembleia Geral. É membro do Conselho Nacional do Partido Ecologista “Os Verdes”.

16. João Pedro Soares, 37 anos, gerente comercial. Licenciado em Relações Internacionais. Presidente da Direcção da Associação de Comércio, Indústria e Serviços do Barreiro e Moita (ACISBM). É vice- presidente, com o pelouro do comércio, da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME). É membro do PCP.

17. Daniela Santos, 27 anos, enfermeira no Hospital Garcia de Orta. Dirigente da Direcção Regional de Setúbal do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses. É membro da Direcção Nacional da Juventude Comunista Portuguesa e é membro do PCP.

- SUPLENTES -

18. Ramiro Beja, 66 anos, motorista. Integrou o Corpo dos Bombeiros Voluntários de Santiago do Cacém. Foi dirigente do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes Rodoviários do Sul. Foi membro da Comissão Central dos Trabalhadores da Rodoviária Nacional. Entre 1982 e 1985 foi presidente da Junta de Freguesia de Santiago do Cacém. De 1989 até 2001 foi presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, eleito como independente pela CDU. Foi presidente da Assembleia Geral do União Sport Clube, da AMAGRA (Associação de Municípios Alentejanos para a Gestão Regional do Ambiente) e da AMBILITAL (empresa intermunicipal para o tratamento dos resíduos sólidos urbanos). É independente.

19. Vanda Figueiredo, 34 anos, assistente técnica. Delegada sindical do STAL e membro da Comissão Sindical dos trabalhadores da Câmara Municipal da Moita. É membro do secretariado da célula dos trabalhadores da Câmara Municipal da Moita e do Executivo da Comissão Concelhia da Moita do PCP.

20. Afonso Luz, 56 anos, economista. É Director-Geral Adjunto e Director Financeiro da Cooplisboa – União de Cooperativas. É Presidente do Conselho Fiscal da Pluricoop – Cooperativa de Consumo, CRL. É membro do Conselho Fiscal da EUROCOOP – Comunidade Europeia de Cooperativas de Consumidores. É vogal do Conselho Fiscal da Fundação Escola Profissional de Setúbal. É Director da Associação de Cidadãos pela Arrábida e Estuário do Sado e Director da Universidade Popular Bento de Jesus Caraça. É membro do Conselho Nacional e da Comissão Executiva do Partido Ecologista “Os Verdes”.

21. Arlindo José Passos, 53 anos, desenhador. Foi fundador e primeiro presidente da Associação de Estudantes Portugueses na Hungria. Foi Presidente da Assembleia de Freguesia de Santiago (Alcácer do Sal) e Presidente da Assembleia Municipal de Alcácer do Sal. Foi Gestor delegado e vice-presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal de Serviços Urbanos de Alcácer do Sal. É eleito na Assembleia de Freguesia de Santa Maria do Castelo em Alcácer do Sal. É membro da Direcção Regional de Setúbal do STAL e da União dos Sindicatos de Setúbal da CGTP-IN. É membro do Secretariado e do Executivo da Comissão Concelhia de Alcácer do Sal e da Direcção da Organização Regional do Litoral Alentejano do PCP.

22. Paula Alexandra Pereira, 35 anos, psicóloga social. É Directora de Serviços da União dos Sindicatos de Lisboa da CGTP-IN. É delegada sindical do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal. É eleita na Assembleia Municipal de Alcochete. É membro da Comissão Concelhia de Alcochete do PCP.