Pelas 11h30 as candidatas da CDU ao Parlamento Europeu participaram num Encontro com Associações de Imigrantes nomeadamente,a Associação Moitense dos Amigos de Angola, a Associação de Solidariedade Cabo-Verdiana dos Amigos da Margem Sul do Tejo, a Associação de Imigrantes Guineenses e Amigos do Sul do Tejo, a Associação de Condóminos e Moradores do Vale da Amoreira e a Frente Antiracista. Participaram ainda o Presidente da Câmara Municipal da Moita - João Lobo, o Presidente da Assembleia Municipal da Moita - Joaquim Gonçalves, o Presidente da Junta de Freguesia de Vale da Amoreira - Jorge Silva, Rosa Rabiais - Membro do CC do PCP e responsável do trabalho sobre Imigração, o responsável concelhio do PCP - Eduardo Vieira e o responsável concelhio do Partido Ecologista "Os Verdes" - Jorge Taylor.

Foram debatidos vários temas e foi apresentado o trabalhado realizado no Parlamento Europeu pela CDU. Discutiu-se a situação da legalização dos imigrantes, enquadrada pela nova lei; o exame de português exigido aos imigrantes oriundos dos PALOP´s; a questão dos vistos e autorizações de residência que representam elevados custos ou que até são factores impeditivos dos imigrantes junto das entidades patronais poderem regularizar a sua situação; e a política de direita da União Europeia para a imigração, que se transformou para uma linha securitária e criminalizadora, materializada na ideia de "Europa Fortaleza".

Pelas 13.00 h, realizou-se um almoço na antiga Escola 5 do Vale da Amoreira (Rua António Boto EB1 JI), que contou com a participação de largas dezenas de pessoas, seguido de visita e contacto com a população da freguesia em que interveio Ilda Figueiredo.