Na sua intervenção, Álvaro Amaro valorizou a gestão autárquica da CDU que "tem um património que a distingue em áreas fundamentais da nossa vida local, cujo desenvolvimento contou sempre com uma profunda ligação às pessoas, às associações e instituições locais, potenciando recursos e conhecimentos, num trabalho contínuo e qualificado, expresso em muitos projectos e investimentos, ao longo dos anos."

Álvaro Amaro referiu, ainda, que as eleições autárquicas "acontecem num contexto muito difícil - seria bom que, entretanto, umas eleições legislativas nos trouxessem mais esperança. E é muito difícil, em algumas áreas estratégicas de serviço à população, deixar de cruzar as dificuldades que sentimos com as opções de política nacional - a imposição da redução do número de trabalhadores, o roubo das competências na distribuição e tratamento da água e resíduos, a caminho da privatização, o desinvestimento em serviços públicos essenciais, o ataque sem precedentes ao poder local e à administração pública."

Álvaro Amaro tem 51 anos e é membro da Comissão Concelhia de Palmela do PCP. É Vereador na Câmara Municipal de Palmela desde 2009.  Foi Presidente da Junta de Freguesia de Pinhal Novo, entre 1997 e 2009. É Dirigente associativo e fundador de várias associações em Pinhal Novo. Enquanto deputado da Assembleia da República, entre 1987 e 1988, foi proponente do Projecto-Lei de Criação da Freguesia do Poceirão e do Projecto-Lei de Elevação de Pinhal Novo a Vila.  É membro do Conselho Fiscal da ANAFRE. É compositor e músico do Grupo DIALECTO.

Ana Teresa Vicente, Presidente da Câmara Municipal de Palmela desde 2001 e Vereadora entre 1997 e 2001. Tem 47 anos e a profissão de socióloga.  É membro da da Comissão Concelhia de Palmela e da Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP. Foi Vice-Presidente da Junta Metropolitana entre 2001 e 2004 e Presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal em 2005. É membro do Conselho Mundial das "Cidades e Governos Locais Unidos" desde 2007.

Vitor Borrego é gestor e tem 71 anos. É Presidente do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Municípios Portugueses. É membro da Comissão Fundadora da Festa das Vindímas e membro fundador da Cooperativa de Consumo de Palmela. É Presidente da Comissão Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Palmela e dirigente do Movimento Associativo na Freguesia de Palmela e de diversas instituições do Concelho.