A CDU e o Ambiente

Caros amigos

Bem - vindos á cidade de Setúbal para este Encontro regional da CDU.

É bom estarmos aqui hoje já disponíveis para deitar mãos á obra, em mais este difícil desafio eleitoral autárquico, que se avizinha.

Mais uma vez aqui estamos unidos no desígnio não só de conquistar mais câmaras e assembleias municipais e mais juntas de freguesia, mas também nesta tarefa de, com as nossas propostas, as propostas da CDU, mobilizar as populações desta nossa região de setúbal, para participarem no ato eleitoral e, com o seu voto, elegermos mais vereadores, mais deputados municipais e mais representantes nas assembleias de freguesia. Na CDU os eleitos do PCP, dos Verdes e da Associação intervenção democrática têm demonstrado que também no Poder Local Democrático têm sabido estar sempre ao lado das populações na defesa do interesse publico.

Trabalho Honestidade e Competência são três referencias de base que orientam a nossa postura e a nossa dedicação ao serviço da causa publica, porque são também a nossa bandeira politica, baseada em provas dadas e com amplo reconhecimento pelas populações que servimos.

Caros amigos

Setúbal, cidade e concelho são normalmente conhecidos pela concentração de importantes polos industriais, mas cada vez mais são procurados e enaltecidos pela sua riqueza em produtos e belezas naturais.

É verdade que temos a felicidade de vivermos praticamente dentro da Reserva Natural do Estuário do Sado, do Parque Natural da Arrábida e do Parque Marinho Luiz Saldanha. E se olharmos para o mapa de Setúbal, constatamos com facilidade que mais de 50% do seu território é abrangido por áreas classificadas, protegidas.

O Estuário do Sado é o segundo maior estuário português e uma das zonas húmidas mais importantes da Europa. Toda a zona estuarina do Sado é um verdadeiro «viveiro» para mais de cem espécies de peixes e moluscos que aqui se acolhem para desovar e crescer, e muitas destas espécies, como é o caso das ostras, têm grande interesse biológico e valor comercial.

É também aqui no estuário que várias espécies de aves nidificam e passam o inverno e é também aqui que se encontra uma comunidade residente de golfinhos roazes-corvineiros. Em frente a este extraordinário estuário, onde desagua o Rio Azul, temos a Arrábida com as suas matas de reserva integral e as arribas com flora e fauna que constituem património natural de valor incomensurável.

É ali que também circunda o Parque Marinho Professor Luiz Saldanha que alberga e protege diversas espécies marinhas que aqui encontram abrigo e alimento.

Este imenso e vasto património natural além de ser classificado precisa de ser devidamente protegido e valorizado. É por isso que consideramos fundamental ser necessário continuar a trabalhar para conseguir para a Arrábida um estatuto compatível com os valores que encerra e que lhe são reconhecidos pelos estudos e investigação que lhe têm sido dedicados, bem como pela população em geral. É essencial garantir uma eficaz monitorização destes ecossistemas, assim como é preciso acompanhar a sua evolução, seja das maternidades e pradarias marinhas, seja das matas, da flora e da fauna. Setúbal tem no Estuário do Sado, na Arrábida e na economia do mar uma das suas grandes riquezas.

Perante estas evidencias estamos hoje, mais uma vez aqui, a assumir como prioridade fundamental da nossa ação a defesa e proteção destes valores naturais.

A defesa do equilíbrio destes ecossistemas e a proteção da orla costeira de setúbal, têm sido prática concreta do Executivo CDU em Setúbal.

A atitude proactiva que a Câmara Municipal teve, relativamente ás praias da arrábida, com a implementação do programa arrábida sem carros durante a época balnear, constitui decisão de grande responsabilidade e, acima de tudo, de grande coragem politica.

Problema recorrente, ano após ano, em que as autoridades sempre foram alvo de criticas, face á incapacidade para resolver, conseguiu – se que fosse adotada, com o esforço da Câmara Municipal, a solução mais adequada para o acesso ás praias com a garantia de que todos podiam delas usufruir em condições de segurança. Tudo isto foi conseguido á custa de um grande investimento na prevenção á proteção de vidas dos setubalenses e de todos os que nos visitam, bem como na salvaguarda do valioso património natural e ambiental que a serra da arrábida representa.

As câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra e a AMRS têm animado ativamente o processo de candidatura da Arrábida a reserva da biosfera da UNESCO.

Além do envolvimento neste processo de candidatura, a Câmara Municipal de Setúbal tem também promovido sistematicamente a valorização da arrábida, de que são exemplo a reabilitação do Forte da Albarquel, do eco-parque do outão e das infraestruturas urbanas do portinho da arrábida, bem como a publicação do Guia do Turismo Acessível, além do forte investimento que tem sido feito nas praias.

A necessidade de definição de uma estratégia integrada e de articulação na gestão do território da orla costeira, numa situação em que diversas entidades aí têm jurisdição levou á criação pela Câmara Municipal da Comissão ValPraias.

O resultado foi um investimento direto e bem visível da autarquia na preservação da bela paisagem da linha de costa de Setúbal e na valorização ambiental das praias da arrábida. As diversas competências que o estado central está a impor aos municípios enquadram-se neste tipo de ações e investimentos municipais.

Setúbal tem provas dadas no que diz respeito á fruição segura e ambientalmente sustentável das praias e na gestão da sua orla costeira, mas sobretudo tem visão e estratégia para o futuro.

Somos um território vulnerável ás alterações climáticas e á erosão costeira. Além disso a subida do nível da água do mar coloca em sério risco os processos naturais de preservação ecológica desta faixa litoral do nosso território arrábida.

Setúbal, tal como os outros municípios da nossa região necessita dos respetivos recursos financeiros e humanos para fazer face a estes desafios.

Implementámos aqui, nesta e em tantas outras áreas, um processo profundo de mudança, combatendo o desinteresse e o abandono, trazendo novas dinâmicas ao território, estabelecendo acordos e parcerias, sempre em nome de setúbal e em beneficio das suas populações.

Vamos continuar este trabalho, sempre mais exigentes.

Temos estratégia e visão de futuro para todo o concelho e na sua ligação á região. É por isso que queremos continuar a fazer mais cidade e a construir mais Setúbal.

Nesta ideia simples resumimos um programa de trabalho que resulta do aprofundado conhecimento que temos deste território e das suas gentes. Conhecemo-nos bem porque vamos á conversa com todos, ouvimos, concordamos e por vezes discordamos.

Privilegiamos o diálogo e a franqueza para podermos decidir com firmeza e segurança.

Este é o património que a CDU construiu em Setúbal. Um património de diálogo mas, acima de tudo um património de muito e muito trabalho que é imperioso continuar.

Essa é a razão que nos leva a desafiar todas e todos a Continuar Setúbal.

E se o fazemos é apenas por duas razões:

Porque sabemos que somos capazes e porque quem aqui vive e nos visita, quem aqui trabalha e investe, conhece bem a CDU e o nosso trabalho, honestidade e competência.

Viva a CDU

VIVA SETUBAL

André Martins
Dirigente do Partido Ecologista "Os Verdes" e Presidente da Assembleia Municipal de Setúbal