CDU Defende os direitos dos trabalhadores do município

Os Vereadores da CDU na Câmara Municipal alertaram no início de Setembro, para a decisão do executivo municipal de abrir um processo que pode colocar em causa a manutenção de direitos conquistados pelos trabalhadores do Município.

Este processo conheceu hoje, 23 de Setembro, um novo episódio. Opondo-se ao legítimo direito dos trabalhadores de expressarem a sua preocupação perante tal decisão, o executivo municipal procurou condicionar, tentando mesmo impedir, a realização de um plenário de trabalhadores que visava manifestar a indignação face à perspetiva de retirada de direitos.

Os eleitos pela CDU repudiam a opção por uma posição de prepotência e autoritarismo assumida pelo executivo municipal, que criou uma indesejável e desnecessária situação de tensão com os trabalhadores.

A atitude de prepotência assumiu uma expressão particularmente grave e inaceitável, quando a própria presidente da Câmara Municipal tentou interferir diretamente no plenário dos trabalhadores, que decorria junto às instalações da Câmara Municipal apesar das tentativas de condicionamento impostas.

A CDU reafirma que o caminho de confronto aberto que o executivo municipal escolheu para este processo, não pode ser opção. Ao contrário, o respeito integral pelos direitos adquiridos pelos trabalhadores tem que ser objeto de um diálogo franco e construtivo.

Um serviço público de qualidade que pretendemos, obriga os responsáveis autárquicos a assumir a necessidade de reforço e aprofundamento das condições de trabalho e dos direitos dos trabalhadores, e não a sua redução ou eliminação, uma necessidade ainda mais atual no momento de pandemia que atravessamos.

Os eleitos pela CDU na Câmara Municipal de Almada expressam a sua total solidariedade pela luta dos trabalhadores do município em defesa dos seus direitos, reafirmando a sua disponibilidade para participar num processo que assegure a manutenção e aprofundamento dos direitos adquiridos pelos trabalhadores ao longo de muitos anos de reivindicação e luta.

Almada, 23 de Setembro de 2020
Os Vereadores e Vereadora eleitos pela CDU na CM Almada