Por um Serviço Nacional de Saúde digno no Concelho da Moita

O Serviço Nacional de Saúde tem-se degradado no Concelho da Moita nos últimos anos. Não bastava o Centro de Saúde da Baixa da Banheira não ter condições e médicos suficientes para atender a população, a falta de médicos nos Centros de Saúde de Alhos Vedros e Moita, agora, também a Unidade Saúde Familiar do Vale da Amoreira apresenta lacunas no que respeita ao pessoal médico.

À saída de 3 médicos de família da Unidade de Saúde Familiar do Vale da Amoreira correspondeu o acréscimo de alguns milhares de utentes sem médico de família, pessoas que passaram a estar afetas ao Centro de Saúde da Baixa da Banheira, uma vez que as Unidades de Saúde Familiar não podem ter utentes sem médico atribuído.

São mais de 15000 utentes nas duas freguesias sem médico de família, quase metade da população residente. Este número tem vindo a aumentar o que é preocupante.

Em Alhos Vedros, faltam 2 médicos e são mais de 5000 os utentes sem médico de família.

Na Moita, faltam 5 médicos e são mais de 10000 os utentes sem médico de família.

Faltam colocar 16 médicos no concelho da Moita para assim dar resposta aos cerca de 30000 utentes sem médico de família.

Em relação ao Centro Hospital Barreiro-Montijo e no que respeita ao Hospital de Nossa Senhora do Rosário, constatamos que apresenta problemas devido à falta de recursos humanos e que em períodos de picos de afluência às urgências a resposta é desadequada às necessidades da população.

Em todas as situações referidas observa-se a falta de pessoal auxiliar.

Por último, lamentamos que o governo tenha anunciado a entrega de cuidados primários de saúde às Misericórdias e que com esta medida o país regrida no tempo. Esta medida, a ser implementada, criará ainda mais discrepâncias no acesso aos serviços básicos de saúde.

Tendo em consideração o que anteriormente descrevemos, os eleitos da Assembleia de Municipal da Moita reivindicam:

1 – O número adequado de médicos, enfermeiros, auxiliares e administrativos para que os nossos utentes possam ter um serviço digno e que respeite a Constituição da República Portuguesa;

2 – Especial atenção para uma população cada vez mais envelhecida e carenciada, que por isso merece todo o respeito;

3 – Especial atenção para as muitas centenas de jovens mães e bebés que se encontram sem cuidados de saúde primários e especial atenção para os milhares de idosos, muitos com doenças crónicas, que necessitam de ser acompanhados;

Os eleitos da CDU
28 de Dezembro de 2017

Nota: moção apresentada pela CDU à Assembleia Municipal da Moita aprovada com 1 voto contra de um eleito do PS, 9 abstenções do PS e do PAN e 23 votos a favor dos eleitos da CDU, BE, PSD e CDS.