A existência de linha contínua no troço compreendido entre as Rotundas de Pinhal de Negreiros e a dos Picheleiros, eliminou as viragens à esquerda nos entroncamentos formados com as Ruas de S. Gonçalo, do Perú, da Escola Preparatória, de Lisboa e José Augusto Coelho, com o consequente aumento de tráfego de viaturas ligeiras e pesadas, nas vias secundárias, no interior das localidades, sem que estas possuam capacidade para o suportar e colocando em causa a segurança da população.

Hoje, a população desta freguesia é obrigada a percorrer deslocações maiores para se movimentar dentro e para fora da freguesia. As mudanças implementadas na circulação rodoviária trouxeram ainda prejuízos para o comércio local, pois, não é tão atractivo para os potenciais clientes, percursos mais longos.

A Junta de Freguesia, a Assembleia de Freguesia de São Lourenço e populações não foram auscultadas sobre estas alterações. A Câmara Municipal de Setúbal quando questionada e solicitado parecer, manifestou o seu desacordo, tendo já enviado diversos ofícios, no sentido de a Estradas de Portugal rever o projecto e atender às reivindicações da populações e comerciantes.

Assim, ao abrigo do disposto na alínea d) do Artigo 156.º da Constituição da República Portuguesa e em aplicação da alínea d), do n.º 1 do artigo 4.º do Regimento da Assembleia da República, perguntamos ao Governo, através do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, o seguinte:

1. Porque o Governo, através das Estradas de Portugal não ouviu as populações e as autarquias locais sobre esta matéria?

Face às preocupações manifestadas, que pensa o Governo fazer, para evitar os constrangimentos causados a esta população? Qual a calendarização?