Neste difícil momento financeiro da empresa, não é justo que sejam os trabalhadores, a maioria dos quais com mais de vinte anos de casa, durante os quais tudo deram à empresa, que agora tenham de pagar a factura da situação em que a empresa se encontra. Não são os trabalhadores, que são quem menos tem e quem menos pode, os culpados da crise em que vivemos. Esta é antes o resultado da acumulação da riqueza e da financeirização da economia, e, no nosso pais, das políticas de destruição do aparelho produtivo nacional e do mercado interno, da desvalorização dos salários e da falta de investimento público.

O Concelho do Montijo, depois do encerramento de várias empresas do sector produtivo, não precisa de mais desemprego. Bem pelo contrário, o que é justo e urgente é que se faça tudo para salvaguardar o futuro da Montitec e que ao mesmo tempo se assegure os postos de trabalho, os direitos e os salários dos trabalhadores e trabalhadoras da empresa.

Os deputados do PCP, Bruno Dias e Paula Santos, quiseram saber que conhecimento e que intervenção tem tido o Governo no acompanhamento a esta situação dos trabalhadores da Montitec e, também, que medidas serão desenvolvidas pelo Governo no sentido da resolução do problema, assegurando os postos de trabalho e os direitos de quem trabalha na empresa.