Segundo o testemunho que nos foi transmitido, o projecto de execução não terá tido em conta o contributo e o alerta do Município do Barreiro, no sentido de permitir aos cidadãos do Barreiro e que se dirijam para Almada ou Lisboa através do IC21 e CRIPS pudessem transitar para a A2 em direcção Norte a partir daquele ponto de cruzamento, onde seria necessário prever um Nó. O mesmo se coloca para os que vêm da Moita, Montijo, Alcochete, etc., e que circulando pelo IC 32 se dirigem também para Almada ou Lisboa.

 

Com esta opção, qualificada de atropelo aos interesses da população da Península de Setúbal, fica à vista o resultado de tal decisão: obrigar os automobilistas oriundos do IC21 e do IC32 a apanhar a A2 em Coina e pagar Portagem até ao Fogueteiro. Quem não estiver disposto a pagar portagem para fazer estes poucos quilómetros fica sem outra alternativa que não seja a de sair e circular pela EN10-3 e EN10 para entrar na A2 no Fogueteiro, sobrecarregando assim e ainda mais estas vias.

 

De referir que este atropelo se soma ao facto de o governo nunca ter aceitado construir um nó na zona próxima a Corroios (entre os nós do Fogueteiro e de Almada), de modo a permitir o acesso/saída na A2 aos milhares de cidadãos que moram em Corroios, Amora, Alto da Paiva, Pinhal dos Frades, Arrentela, Verdizela, etc. Continuam os automobilistas a ter de sair em Almada ou a sair no Fogueteiro para depois recuar até chegar ao local de residência. Com esta situação, continuam a circular pela Cidade de Almada (e a sobrecarregar o tráfego local) dezenas e dezenas de milhares de veículos provenientes do Seixal e com destino à Margem Norte do Tejo.

 

 

Assim, ao abrigo do disposto na alínea d) do Artigo 156.º da Constituição da República Portuguesa e em aplicação da alínea d), do n.º 1 do artigo 4.º do Regimento da Assembleia da República, perguntamos ao Governo, através do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, o seguinte:

 

1.       Confirma o Governo que o Projecto de Execução do IC 32 não prevê a ligação com a A2 no local conhecido por Pinhal do Couceiro?

 

2.       A confirmar-se essa situação, que explicações tem o Governo para uma opção desse teor?

 

3.       Que medidas serão tomadas pelo Governo para que seja garantida a concretização das necessárias ligações entre estes eixos viários, quer na zona acima referida, quer nos acessos entre a ER10, A2 e IC32 no Concelho do Seixal?