A 9 de Fevereiro deste ano, o Grupo Parlamentar do PCP recebeu a resposta do Governo à Pergunta nº 5161/XI/1ª sobre a situação das urgências do Hospital Garcia de Orta. Nessa resposta, o Governo refere que "o processo do Hospital do Seixal está a decorrer conforme o cronograma previsto, com a conclusão do anteprojecto, seguindo-se a fase de projecto de execução, que se prevê que esteja concluída em Julho/Agosto de 2011. Em Abril/Maio de 2012 terminará o procedimento de concurso para a execução da obra, estimando-se que a mesma esteja concluída em 19 meses."

Três dias depois, a 12 de Fevereiro, no âmbito do lançamento da Unidade de Cuidados Continuados pela Liga dos Amigos do Hospital Garcia de Orta, a Ministra da Saúde fez um conjunto de declarações, admitindo atrasos no processo do Hospital no Concelho do Seixal, sem avançar com novos prazos para a sua conclusão.

Relembramos que o prazo estabelecido no acordo assinado entre o Ministério da Saúde e a Câmara Municipal do Seixal para o lançamento do Hospital no Concelho do Seixal, prevê a sua conclusão em 2012.

O Governo tem de esclarecer a população, as comissões de utentes e as autarquias de Almada, Seixal e Sesimbra, sobre o ponto de situação real para a construção do Hospital no Seixal, qual a previsão do desenvolvimento deste processo e para a sua conclusão e entrada em funcionamento.

Os deputados do PCP, Paula Santos e Bruno Dias, entregaram uma pergunta na Assembleia da República, questionando se o Governo confirma que há atrasos neste processo, apesar de ter referido que o "processo do Hospital do Seixal está a decorrer conforme o cronograma previsto", e quais as razões deste atraso.

Os deputados do PCP questionaram o Governo sobre as medidas que este pretende tomar para que o processo retome o cronograma previsto e para suprir o atraso verificado. Perguntaram também se, face aos atrasos admitidos pela Ministra da Saúde, se mantém o cronograma descrito na resposta do Governo ao PCP ou se esse cronograma já tem alterações.