Como está bem expresso nas reclamações dos utentes, o actual Centro de Saúde de Corroios não dá condições aos utentes e aos profissionais. Entretanto foram realizadas algumas obras de melhoramento no Centro de Saúde de Corroios, na cobertura e nas casas de banho, mas os problemas de fundo continuam por resolver.

O Centro de Saúde de Corroios sofreu algumas adaptações, designadamente a criação de dois gabinetes médicos, a diminuição de salas de espera, passando de duas para uma única sala e diminuiu de dois para um balcão de atendimento. Nestas condições, seguramente muitas pessoas passarão a aguardar na rua para serem atendidas, devido à escassez de espaços para esse efeito. Foram investido mais de 200 mil euros num Centro de Saúde que não serve a população, em vez de se avançar rapidamente para a construção do novo Centro de Saúde de Corroios.

Acresce ainda o facto de terem sido transferidas para este Centro de Saúde os utentes sem médico de família, que eram atendidos na Extensão de Saúde Moinho de Maré. Assim, o Centro de Saúde de Corroios passará a prestar os cuidados de saúde a cerca de 38 mil utentes, dos quais mais de 20 mil não têm médico de família.

Para além da falta de condições, o actual Centro de Saúde de Corroios não tem capacidade de resposta para os 38 mil utentes. Para colmatar esta necessidade, o Chefe de Gabinete do Sr. Secretário de Estado da Saúde informou a Comissão de Utentes que pretendem alugar um espaço para os serviços complementares.

Não é com melhoramentos das actuais instalações do Centro do Saúde e aluguer de espaços, que o Governo vai cumprir com as suas responsabilidades na área da saúde a esta população. O Governo comprometeu-se com a população, a Comissão de Utentes e as Autarquias com a construção do novo Centro de Saúde de Corroios, no entanto, é sucessivamente adiado.

O Ministro da Saúde, em visita ao Concelho do Seixal, assumiu o compromisso da construção do novo Centro de Saúde. A 28 de Setembro de 2007 foi discutida na Assembleia da República uma petição com mais de 6 mil assinaturas a reivindicar a construção do novo Centro de Saúde. Na discussão, o Ministro dos Assuntos Parlamentares assumiu a construção do novo Centro de Saúde como uma prioridade para o Governo e que o PIDDAC de 2007 contemplava verbas para o projecto de arquitectura.

Os anos passaram, e continua por cumprir o compromisso do Ministério da Saúde. Entretanto, este investimento deixou de constar do PIDDAC.

Na sequência da luta da população, da Comissão de Utentes e das Autarquias, o Governo informou que o programa funcional estará terminado durante o mês de Fevereiro, e que até final de Fevereiro será aberto o concurso para o projecto de arquitectura.

Os deputados do PCP, Paula Santos e Bruno Dias interrogaram o Governo sobre o motivo porque adiou sucessivamente a construção do novo Centro de Saúde de Corroios

Quiseram também saber qual a capacidade de resposta do novo Centro de Saúde, qual a previsão do número de utentes, quais as valências e para quando prevê o Governo a entrada em funcionamento do novo Centro de Saúde.