Aprovada proposta do PCP na AR sobre Escola Superior de Saúde do IPS

O projecto de resolução do PCP a recomendar ao Governo que lance o processo de construção da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal foi aprovado na Assembleia da República, apesar da abstenção do PS, na passada quinta-feira.

Apesar de funcionar há quase 20 anos, a ESS não dispõe de instalações próprias e funciona provisoriamente nas instalações da Escola Superior de Ciências Empresariais do IPS, o que naturalmente não garante as condições adequadas para o seu funcionamento, criando constrangimentos diários aos estudantes, funcionários e docentes. Funciona em instalações que não foram projectadas, nem têm em conta as necessidades e especificidades da leccionação dos cursos na área da saúde.

A não construção das instalações para alojar a ESS evidencia a falta de vontade política dos sucessivos governos para investir no ensino superior público. Não há qualquer justificação para que não se mobilize o investimento, que permita o lançamento do processo tendente à construção das instalações da ESS. O IPS mantém a intenção de construção das instalações da ESS, mas para isso é necessário assegurar os recursos financeiros através do Orçamento do Estado.

No sentido de contribuir para a resolução do problema identificado o Grupo Parlamentar do PCP recomendou ao Governo que inicie o processo de construção da Escola Superior de Saúde no Instituto Politécnico de Setúbal, através do projecto de resolução que enviamos em anexo e que foi agora aprovado.