PCP questionou Governo sobre a necessidade de reforçar investimento na saúde no Distrito de Setúbal

Persistem dificuldades no acesso à saúde no distrito de Setúbal. Dificuldades que exigem o reforço do investimento no Serviço Nacional de Saúde, seja no reforço do número de profissionais de saúde, seja no reforço do investimento nas unidades dos cuidados de saúde primários e nos hospitais. O PCP questionou a Ministra da Saúde no âmbito da discussão na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2019 sobre estas matérias.

Cerca de 30% dos utentes inscritos na região de Setúbal não têm médico de família. Nos centros de saúde e nos hospitais do distrito de Setúbal há uma enorme falta de profissionais de saúde. A carência de profissionais de saúde no Hospital do Litoral Alentejano é particularmente sentida.

Sobre os investimentos nos estabelecimentos de saúde constatamos que na informação disponibilizada sobre o Orçamento na área da saúde não há nenhuma referência à construção do centro de Saúde de Corroios, nem ao centro de Saúde da Baixa da Banheira, compromissos assumidos pelo Governo que tardam em ser concretizados. Sobre os montantes alocados não obtivemos nenhuma informação acrescida, nem sobre o ponto de situação para a sua concretização.

O desenvolvimento do processo referente à construção do Hospital no Concelho do Seixal tarda em sair do papel. É um processo que leva quase dez anos de atraso desde a assinatura do acordo com o Município do Seixal e que ao longo deste período conheceu recuo durante o Governo PSD e CDS e avanço na presente legislatura, mas que, entretanto, teve sucessivos atrasos. O lançamento de concurso para a elaboração do projeto deveria ter ocorrido em 2016, evitando-se a perda de três anos. A Ministra da Saúde afirmou na Assembleia da República que há novo atraso no projeto. Não são admissíveis mais atrasos na concretização de um investimento fundamental para as populações do concelho de Almada, Seixal e Sesimbra. Sobre o investimento previsto para 2019 o Governo não prestou nenhuma informação complementar, nem assumiu qualquer compromisso com a necessidade de celeridade do processo, em particular o lançamento de concurso para a empreitada e o início da empreitada para a sua construção em 2019.

O PCP assume o seu compromisso com as populações e com a defesa do direito à saúde. É por este compromisso que nos bateremos e continuaremos a exigir ao Governo que cumpra as suas responsabilidades, em particular os compromissos que assumiu com as populações e que proceda à construção do Hospital no Concelho do Seixal e à realização dos investimentos necessários ao nível dos cuidados de saúde primários.

O Gabinete de Imprensa da DORS do PCP